Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Trabalho desenvolvido pelo Tribunal dá origem à monografia premiada pelo IRB

01/02/2023

Os servidores do Tribunal de Contas de Minas Gerais, Gisele Brito e Alex Lopes de Freitas, receberam uma premiação pelo trabalho “Estatística inferencial e indício de dano ao erário decorrente de sobrepreço: uma metodologia em auxílio do controle externo”, no I Prêmio IRB de Monografia – Expandindo as fronteiras do conhecimento, realizado pelo Instituto Rui Barbosa.

Alex explicou que a monografia apresentada surgiu a partir de processos que o Centro de Fiscalização Integrada e Inteligência Suricato recebe para apurar denúncias de indícios de sobrepreço. “A partir disso verificamos que não havia uma metodologia para esse tipo de apuração, motivo pelo qual estudamos o assunto e chegamos a uma proposta. Para validar nossa ideia, no final do ano passado a Gisele ministrou o curso "Estatística Básica Aplicada à Análise de Sobrepreço". Capacitamos 38 pessoas tanto da área técnica, Ministério Público de Contas e gabinetes. Com a metodologia formada e feedback dos capacitados, reunimos todas as informações e escrevemos a monografia”. “O trabalho, entretanto, engloba os aspectos técnicos, metodologia estatística e cálculos envolvidos”, contou Alex.

A monografia consiste em usar cálculos estatísticos para apurar indícios de sobrepreço na aquisição de mercadorias pelos entes públicos. Por meio dessa metodologia, espera-se que o analista se baseie em dados reais, garantindo mais força na sua análise.

Além de ampliar o acesso à informação, o Prêmio IRB de Monografia também tem o objetivo de estimular a produção científica com base nos temas propostos, reconhecendo os trabalhos de maior qualidade técnica. As inscrições foram feitas pelo próprio site do Instituto e a monografia tinha que atender os temas: I. Os desafios dos Tribunais de Contas na era digital; II. Governo digital e a interação com o cidadão; III. Aprofundamento da transparência pública. Como análise de denúncia de preço é um desafio atual, submetemos a nossa monografia no primeiro tema "I. Os desafios dos Tribunais de Contas na era digital".

Outro trabalho premiado no mesmo concurso foi o da aluna da pós-graduação em Especialização em Finanças Públicas, da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo, Adelaide da Cruz Santos, redigido sob a orientação do professor Diogo Ribeiro Ferreira. O título da monografia é “Planejamento governamental e transparência: práticas dos municípios de pequeno porte do estado de Minas Gerais”.

Fred La Rocca | Coordenadoria de Jornalismo e Redação