Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Treinamento sobre o Sicom reúne 2500 jurisdicionados até 30/09

12/09/2011

Até o dia 30 de setembro, o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais está recebendo 2500 representantes das entidades jurisdicionadas de todo o Estado para o treinamento sobre a utilização do novo Sistema Informatizado de Contas Municipais– Sicom. A previsão do Presidente do TCEMG, Conselheiro Antônio Carlos Andrada é de que o Sicom já comece a vigorar a partir de janeiro de 2012, de forma que as prestações de contas apresentadas em 2013, referentes a 2012, sejam feitas dentro dessa nova sistemática.

O objetivo do Sicom é facilitar a remessa das prestações de contas e dos dados orçamentários dos municípios para o TCEMG, permitir o acompanhamento mensal das informações fornecidas e favorecer a emissão de alertas imediatos. “O Tribunal vai poder, quase que em tempo real, informar e dar alertas aos municípios sobre aqueles pontos que não estão caminhando como deveriam, a tempo de serem corrigidos”, enfatiza o Presidente Andrada, ao destacar a importância das ações preventivas desenvolvidas pelo órgão.

O treinamento está sendo realizado das 8 às 16hs, no Auditório Vivaldi Moreira, do TCEMG, e também em cinco salas com 25 computadores cada, na Faculdade Pitágoras, Av. Raja Gabaglia, 1306, Gutierrez, em frente ao Tribunal. Na programação de cursos e orientações sobre o uso da tecnologia do Sicom, está prevista a realização de uma exposição técnica (workshop) sobre os layouts dos arquivos e um laboratório prático para melhor entendimento das funcionalidades do sistema.

Os módulos
O Sicom será composto por quatro módulos: instrumentos de planejamento, acompanhamento mensal, prestação de contas anual (PCA) e folha de pagamento. O novo sistema exige que os municípios estejam preparados para a padronização das prestações de contas e orçamentos, aprovada pela Instrução Normativa n.05/2011. A Diretoria de Tecnologia da Informação do TCE vem promovendo várias ações de orientação e divulgação das informações, de forma que os jurisdicionados possam construir aplicativos capazes de gerar informações no formato especificado nos layouts e enviar os arquivos através do Portal Sicom.