Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Tribunais devem entregar receitas de sucesso em educação até o dia 15 de dezembro

19/09/2019

Todos os tribunais de contas estaduais do Brasil participam do projeto Educação que faz a diferença. Em abril de 2019, o Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede) e o Instituto Rui Barbosa (IRB) - associação civil cujo objetivo é promover o aperfeiçoamento dos serviços dos Tribunais de Contas do Brasil - criaram este projeto. O Educação que faz a diferença tem por objetivo reconhecer e dar visibilidade às redes de ensino que estão realizando um trabalho de destaque; e identificar e documentar as práticas de gestão e de acompanhamento pedagógico e administrativo empregadas por essas redes, de modo que possam servir de inspiração para outros municípios.

As cortes de contas devem entregar até o dia 15 de dezembro o mapeamento das redes de ensino do país com bons resultados no ensino fundamental.

TCE de Minas Gerais

Cada Tribunal de Contas indicou dois técnicos para atuarem na pesquisa de campo do projeto. No TCE de Minas, os servidores indicados foram Stélcio Messias Leandro Madeira e Jefferson Mendes Ramos lotados na 4ª Coordenadoria de Fiscalização dos Municípios (CFM). Os servidores passaram por capacitação no dia 10 de julho desse ano, em São Paulo.

Foto: Karina Camargos CoutinhoStélcio conta que o Educação que faz a diferença é um estudo que visa levantar informações sobre essas redes de ensino no Brasil inteiro e que possam servir de exemplo para as demais. O levantamento se divide em duas etapas: uma quantitativa, com base na qual foram identificadas as redes de ensino locais com bom desempenho no ensino fundamental; e uma qualitativa, em que serão visitadas redes municipais com o objetivo de identificar as estratégias comuns, por meio de entrevistas e observação de salas de aula e do ambiente escolar.

Os técnicos do TCE mineiro visitaram o município de Machado, entre os dias 12 e 16 de agosto; Prata, nos dias 19 a 23 de agosto; e São Sebastião do Paraíso, entre os dias 26 e 29 de agosto desse ano. No último dia 16, os técnicos enviaram uma espécie de relatório aos responsáveis pelo projeto.

Esses municípios foram selecionados pelo IEDE com base em pesquisa e critérios pré-estabelecidos em dados fornecidos pelo Prova Brasil, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), “dentre outros”.

De acordo com Stélcio, os municípios de Machado e São Sebastião do Paraíso apresentaram “boa evolução nos últimos anos, mas ainda não atingiram indicadores positivos expressivos” e por isso são chamados têm um reconhecimento de “bom percurso” no projeto. Já o município de Prata, está enquadrado na situação de “controle”, que receberá a visita do TCE para saber como é o dia-a-dia deles e receber orientações de boas práticas.

A intenção é que as redes sejam reconhecidas com selos ou prêmios pelo projeto.


Por Karina Camargos Coutinho | Redação e foto | Coordenadoria de Jornalismo e Redação