Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Tribunal Lança Grupo de Pesquisa em Inteligência Artificial

27/08/2025

diretor de Tecnologia da Informação do TCEMG, Alexandre Sousa, contextualizou o uso da Inteligência Artificial no serviço público brasileiro

O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) inaugurou ontem, 26/08/2025, seu Grupo Permanente de Pesquisa em Inteligência Artificial (IA). O lançamento, ocorrido no auditório da Escola de Capacitação Professor Pedro Aleixo, contou com a presença do presidente Durval Ângelo.

Para Durval, uma das missões do grupo é “debater, discutir e criar estudos que alinhem a Inteligência Artificial aos princípios da cidadania, da transparência e da justiça”. A ideia é que a IA atue como uma "extensão da nossa própria mente", ampliando as capacidades humanas em vez de substituí-las, diferenciando a humanidade e preservando o discernimento, afirmou o presidente.

O diretor de Tecnologia da Informação do TCEMG, Alexandre Sousa, contextualizou o uso da Inteligência Artificial no serviço público brasileiro e no Tribunal, onde os dados se “tornaram os ativos mais valiosos”. Ele revelou que o Tribunal já está desenvolvendo uma Inteligência Artificial própria que vai ajudar muito o trabalho de todos. O Chat Uai já conseguiu fazer o que ainda não havia sido feito em 90 anos. “A IA identificou problemas como arquivos corrompidos ou protegidos por senha, que antes passavam despercebidos porque as fiscalizações eram feitas por amostragem, mas que a Inteligência Artificial foi capaz de verificar os arquivos de todos os 853 municípios”, explicou.

O professor Paulo Sérgio Araújo, membro do comitê, falou sobre a história da Inteligência Artificial, desde a sua criação por Ada Lovelace até os dias atuais e salientou que não é possível “saber, de fato, o que os programadores de IA estão construindo atualmente”.

O diretor da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo, Rodrigo Marzano, frisou que neste “momento histórico a Escola de Contas reafirma seu compromisso com a inovação e produção de conteúdo estratégico para a administração pública”.

O professor Sérgio Somerville, da Universidade Autônoma do Paraguai, e o professor Luís Borges Gouvêa, da Universidade Fernando Pessoa, participaram da solenidade que marcou a inauguração do Grupo Permanente de Pesquisa em Inteligência Artificial virtualmente.

O evento também contou com a presença do Consultor-Geral do TCEMG, João Alves de Souza, da Supervisora de Governança e Proteção de Dados, Taciana Nogueira, e do vice-líder do grupo, Arthur Rangel. “A participação coletiva desses especialistas não só enriqueceu os debates como simbolizou a abordagem multidisciplinar que caracteriza o grupo”, considerou o diretor da Escola de Contas Rodrigo Marzano.
“A participação da ministra substituta do Tribunal Superior Eleitoral, Edilene Lôbo, no grupo de pesquisa atesta a relevância nacional do projeto e o reconhecimento governamental sobre a importância da inovação tecnológica para o aprimoramento do controle externo. Sua participação demonstra o alinhamento da iniciativa com as diretrizes nacionais de modernização da administração pública”, reforçou Marzano.