Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Tribunal apresenta novo sistema de fiscalização de obras públicas

10/08/2012

O Tribunal de Contas apresentou no dia 10/8, em sua sede, o Sistema de Acompanhamento de Obras Públicas (Geo-Obras) aos representantes de 66 municípios mineiros, do Departamento de Obras Públicas do Estado de Minas Gerais (DEOP-MG) e do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER-MG). O evento foi realizado no Auditório Vivaldi Moreira e na Faculdade Pitágoras, local em que foi dado um treinamento aos participantes.

No evento técnico, compareceram o Presidente do Tribunal de Contas, Wanderley Ávila; o Conselheiro Corregedor Sebastião Helvecio Ramos de Castro; a Procuradora-Geral em exercício do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas, Sara Meinberg Schmidt de Andrade Duarte; o Auditor do Tribunal de Contas, Gilberto Pinto Monteiro Diniz; a Diretora de Assuntos Especiais, de Engenharia e Perícia, Jacqueline Soares Gervásio Vianna de Paula; o Diretor de Tecnologia da Informação, Armando de Jesus Grandioso e o Coordenador de Fiscalização de Obras e Serviços de Engenharia e Perícia, Luiz Henrique Starling Lopes. Todos compuseram a mesa de honra.

O evento teve a finalidade de apresentar e realizar testes iniciais referentes ao sistema Geo-Obras, uma ferramenta de informações geográficas (SIG) que recebe e dá tratamento computacional aos dados inseridos pelos órgãos estaduais e municipais, referentes à execução físico-financeira de obras públicas, mediante o georreferenciamento de dados cadastrais, fotografias convencionais e imagens de satélite. O Geo-Obras permitirá ao controle externo, ao cidadão e às entidades parceiras, a consulta dos investimentos públicos em obras e serviços de engenharia, nas mais diversas regiões do Estado. 

Durante todo o dia, os jurisdicionados conheceram o sistema através da exposição da ferramenta por técnicos do Tribunal e por um treinamento dado com base em apostila, que detalhava as etapas de uma contratação para execução de obra de um município mineiro.

O Presidente do Tribunal de Contas, Wanderley Ávila, fez a abertura do evento falando da importância da ferramenta para a sociedade como um todo. “Trata-se de um recurso tecnológico que permite ao cidadão, bem como a outros órgãos parceiros, acessar o processo de execução de obras públicas, com a captação de fotografias, imagens de satélite e dados cadastrais. O Tribunal de Contas, entidades e a sociedade poderão por meio deste sistema, fazer um acompanhamento dos investimentos públicos em obras e serviços de engenharia”, destacou o Presidente.

 O Coordenador de Fiscalização de Obras e Serviços de Engenharia e Perícia, Luiz Henrique Starling Lopes, prosseguiu com a exposição do sistema que é composto por cinco módulos distintos: administrador, jurisdicionado, auditor, parceiros e cidadão. De acordo com ele, a ferramenta abrangerá todas as informações pertinentes a uma obra e também anexará fotos atualizadas de cada etapa. Ao concluir uma obra, o relatório ficará arquivada no sistema. “Essa é uma das grandes vantagens para o controle externo. Com esse acervo à nossa disposição, o Tribunal de Contas vai chegar ao município para efetuar o seu trabalho com toda a documentação já disponível”, salientou o Coordenador.

Também foi apresentado no evento, o “Portal Geo-Obras”, que disponibiliza um fórum em que o jurisdicionado poderá enviar questionamentos para os técnicos do Tribunal e esclarecer dúvidas sobre o preenchimento dos dados no sistema. Clique aqui para acessar o portal.

Sobre o Geo-Obras

O sistema Geo-Obras será implantado em substituição ao Sisobras (Sistema de Cadastro e Acompanhamento de Obras Públicas), instituído pela Instrução Normativa 09/2003 e alterada pela Instrução Normativa 07/2004. A partir de 1/1/2013, após a fase de ajustes do sistema, todos os jurisdicionados do Estado e dos municípios passarão a utilizar obrigatoriamente o sistema.