Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Tribunal aprova o monitoramento realizado na Prefeitura de Belo Horizonte

29/08/2024

Sessão do Pleno de 28 de agosto de 2024

Na sessão de 28/8/2024 do Pleno do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), o Colegiado aprovou o Monitoramento (Processo n. 1153641) das obrigações assumidas no Termo de Ajustamento de Gestão (TAG), que foi celebrado entre o Tribunal e a Prefeitura de Belo Horizonte, com o fim de regularizar as informações referentes às contas de 2019 a 2023 do Município de Belo Horizonte.

O monitoramento pela Unidade Técnica de todas as responsabilidades e prazos acordados entre as partes estava previsto no TAG, conforme Resolução 14/2014 do TCEMG.

Assim, com base no relatório técnico e no parecer do Ministério Público de Contas, o relator, conselheiro Durval Ângelo, reconheceu o cumprimento de todas as obrigações e prazos pactuados entre as partes no TAG, de forma que as informações referentes à execução orçamentária e financeira do Município de Belo Horizonte fossem regularizadas no banco de dados do Sistema Informatizado de Contas dos Municípios (Sicom) do TCEMG. O Pleno, unanimemente, aprovou o voto do relator.   

Durval Ângelo, todavia, enfatizou em seu voto que, no momento da análise das contas de 2020 do Município de Belo Horizonte, o Colegiado competente deverá manter o mesmo entendimento adotado para as contas de 2014 a 2016, especificamente para a anulação/suplementação das fontes de recursos e para os atos administrativos e decretos de crédito adicional para fins de comprovação da legalidade dos trâmites na movimentação dos créditos orçamentários.

 

 

Regina Kelles | Coordenadoria de Jornalismo e Redação