Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Tribunal dá aula de auditoria operacional a futuros gestores do estado

27/11/2014

Servidores do Tribunal de Contas do Estado (TCEMG) apresentaram, nesta quinta-feira, 27 de novembro, o trabalho de auditorias públicas, que é desenvolvido pela instituição, a uma turma de estudantes do curso de Administração Pública da Fundação João Pinheiro (FJP). Vinte alunos da professora Luciana Raso, que também é funcionária de carreira do Tribunal, acompanharam palestras preparadas pela Diretoria de Matérias Especiais (DME) do TCEMG e pela Coordenadoria de Auditoria Operacional (Caop), com informações gerais sobre a Corte de Contas e específicas sobre a modalidade de fiscalização conhecida como auditoria operacional. 
 
A atividade foi aberta pela Diretora da DME, Patrícia Silva Cortez, que deu boas-vindas aos acadêmicos da Fundação. Se dirigindo aos alunos, Patrícia ressaltou a importância de se esclarecer sobre as auditorias operacionais e divulgá-las, já que o controle social depende dessa publicidade para ser exercido. Logo em seguida, a professora Luciana Raso falou à equipe do Tribunal sobre a importância daquele momento de interação entre o TCEMG e a FJP. “Meus alunos serão formadores de políticas públicas; e, amanhã, os técnicos do Tribunal de Contas estarão em suas portas para fazer o monitoramento dessas políticas”, lembrou a professora.
 
Ryan Brwnner Lima Pereira, da Caop; Patrícia Silva Cortez, Diretora de Matérias Especiais; e a Professora Luciana Raso, da FJPRessaltando a necessidade desses eventos, o Oficial de Controle Externo Ryan Brwnner Lima Pereira, da Caop, definiu a auditoria operacional como um trabalho de parceria, no qual há intensa troca de informações. “Os gestores públicos nos relatam suas dificuldades e recebem orientações do Tribunal”, detalhou. 
 
Segundo o Analista de Controle Externo Marcelo Trivelato, também da Caop, o evento é realizado em todos os semestres com o objetivo de promover a interação entre os técnicos do TCEMG e os alunos da FJP, demonstrando de forma prática as auditorias operacionais realizadas. “Esses alunos serão os futuros administradores públicos do estado, eles terão a oportunidade, no exercício de suas futuras atribuições, de resgatar o conteúdo que discutimos aqui”, justificou Trivelato.