Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Tribunal de Contas adere à campanha Outubro Rosa

03/10/2016

Desde 2013, o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) adere ao movimento de prevenção do câncer de mama. No portal do TCEMG, a marca da campanha estará afixada no lado direito ao alto das páginas eletrônicas como forma de apoio à campanha. Ao clicar no laço rosa, uma série de recomendações e esclarecimentos sobre o tema é dada, além de instruções sobre o autoexame. Veja aqui.

A campanha do Instituto Nacional do Câncer (INCA) tem como objetivo conscientizar as mulheres da importância da detecção precoce do câncer de mama e fortalecer as recomendações para o diagnóstico antecipado e rastreamento da doença indicadas pelo Ministério da Saúde.

Movimento Outubro Rosa

O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença.

O câncer de mama é uma doença resultante da multiplicação anormal de células da mama, que forma um tumor.

Diversos fatores estão relacionados ao câncer de mama. A presença de um ou mais destes fatores de risco não significa que a mulher terá necessariamente a doença.

 

Os principais sinais e sintomas do câncer de mama são:

Este ano a Coordenadoria de Serviços Integrados de Saúde/DGP orienta as servidoras do TCEMG a estarem alertas a saúde das mamas, realizando a autoapalpação das mamas.

Todas as mulheres, independente da idade, podem conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. É importante que as mulheres observem suas mamas sempre que se sentirem confortáveis para tal (seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano), sem técnica específica, valorizando a descoberta casual de pequenas alterações mamárias. A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres.

Ao identificarem alterações nas mamas, as mulheres devem procurar imediatamente um serviço para avaliação diagnóstica. No entanto, tais alterações podem não ser câncer de mama.

Essa estratégia mostrou ser mais efetiva do que o autoexame mensal das mamas, isto é, a maior parte das mulheres com câncer de mama identificou o câncer por meio da palpação ocasional em comparação com o autoexame (aproximadamente 65% das mulheres identificaram o câncer de mama casualmente e 35% por meio do autoexame mensal).

Olhe, sinta e perceba suas mamas no dia a dia!