Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Tribunal de Contas apresenta seus serviços no evento Delta Fórum do Sebrae Minas

06/12/2019

Foto: Karina Camargos Coutinho

O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) participou, na tarde desta quinta-feira (6/12/2019), do Delta Fórum: Encontro de Desenvolvimento Econômico para lideranças e territórios. O evento, realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de Minas Gerais, teve como objetivo proporcionar um espaço para debater ideias, conhecer boas práticas, acessar soluções e ampliar a rede de contatos dos municípios. O Tribunal de Contas foi parceiro do evento e apresentou seus serviços. Além dele, a Associação Mineira de Municípios (AMM), a Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg) e o Governo do Estado de Minas Gerais também estavam presentes como parceiros.

A proposta do Sebrae é que a ação (pioneira) passe a fazer parte do calendário dos principais eventos da entidade. De acordo com a entidade, a ideia é estimular o progresso dos territórios mineiros apresentando soluções para os desafios comuns aos 853 municípios mineiros na promoção do desenvolvimento sustentável.

Neste contexto, técnicos do Tribunal de Contas participaram do evento realizado na sede do Sebrae, em Belo Horizonte. A analista de controle externo do TCEMG, Ana Elisa de Oliveira, fez apresentação no 1º Encontro de Agentes de Desenvolvimento de Minas Gerais. O encontro visava discutir o papel do agente no planejamento de ações para o desenvolvimento econômico local e disseminar as melhores práticas municipais na Sala Mineira do Empreendedor (SME). Além disso, o encontro também discutiu a importância da formação de parcerias estratégicas e do uso de ferramentas e dados de inteligência para o desenvolvimento econômico local.

A servidora do Tribunal de Contas falou sobre os serviços que o TCEMG oferece em seu portal eletrônico. O Banco de Preços, o Sistema de Cadastro de Agentes Públicos do Estado e dos Municípios de Minas Gerais - CAPMG, o portal Dados Abertos, o Fiscalizando com o TCE, o portal do Sistema Informatizado de Contas dos Municípios (Sicom), o Enunciados de Súmula (decisões reiteradas do Tribunal que resultaram em consenso), o TC Juris, e o TC Legis foram abordados por Ana Elisa.

A analista também participou do painel “Parcerias e ferramentas estratégicas: tirando o planejamento do papel” juntamente com Cássio Samuel Mendes França (presidente da Associação Comercial e Industrial de Porteirinha (ACIPORT) e tendo como mediador o gerente da Unidade de Inteligência Empresarial do Sebrae Minas, Felipe Brandão Melo. Ela falou sobre a importância do Suricato do TCEMG que oferece “dados de forma qualificada para que o cidadão tenha acesso”.

Portal Receitas

A gerente do projeto Receitas do Tribunal de Contas, Mariza Nunes, apresentou o portal do projeto no painel “Compras Públicas: desafios e estratégias para fixação de riquezas nos territórios”. No encontro, o objetivo era discutir a importância e os desafios das compras públicas e sua efetividade nas políticas de desenvolvimento. Foram apresentados os benefícios de ampliar a participação dos pequenos negócios locais nas compras públicas do município e de que forma essa iniciativa contribui para fixar as riquezas no território.

Mariza ainda apresentou o Portal Receitas, as suas funcionalidades e questionários. Ela ressaltou que os questionários respondidos pelos municípios estão disponíveis para que todos possam analisar. Informou também que, em setembro desse ano, foram publicados no portal do TCEMG os dados consolidados. No total, 695 municípios já responderam as 92 perguntas do questionário disponibilizado pelo TCE.


Redação e fotos: Karina Camargos Coutinho | Coordenadoria de Jornalismo e Redação

 Tribunal de Contas participa do evento Delta Fórum do Sebrae Minas