Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Tribunal de Contas de Minas compartilha práticas de gestão com TCE de Roraima

24/04/2023

Fotos: Daniele Fernandes

Conhecer os modelos de gestão para reestruturar a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) do Tribunal de Contas do Estado de Roraima  foi o que trouxe o conselheiro Bismarck Dias de Azevedo à Corte de Contas mineira, na manhã desta segunda-feira,  24 de abril.

O conselheiro, que está à frente de um grupo de trabalho cuja finalidade é a reestruturação do setor de Tecnologia da Informação (TI) do TCE de Roraima, foi recebido pelo presidente Gilberto Diniz e pela diretora-geral do TCE mineiro, Polliane Patrocínio. Veio acompanhado do diretor de TI, Carlos Freire, e do auditor de Controle Externo, com formação também na área de tecnologia da informação, Roosevelt Oliveira.

O que chamou a atenção do Tribunal de Contas de Roraima, além do modelo de gestão na área de TI, são dois projetos desenvolvidos pelo Tribunal de Contas mineiro; o aplicativo Na Ponta do Lápis e o Suricato. Segundo Bismarck, a grande vantagem do projeto na Ponta do Lápis é que ele une o controle social, feito pela população, com o controle oficial dos tribunais de contas, por meio da tecnologia. “O aplicativo criado pelo TCEMG permite a quem usa o serviço público - alunos, pais e professores -, de posse de um smartphone, acompanhar a gestão das escolas e, se necessário, cobrar medidas do gestor público, com a interveniência do Tribunal”, afirma o conselheiro, enfatizando a necessidade do bom uso dos recursos públicos.

Após as boas-vindas na presidência, o conselheiro e seus assessores se dirigiram à Diretoria de Tecnologia da Informação para análise das escolhas de gestão que deverão ser adotadas  no TCE roraimense. No roteiro, está incluída uma visita à Escola de Contas e ao Suricato, que, segundo o entendimento do  conselheiro Bismarck, é um eficiente modelo de gestão de TI aplicado à atividade-fim do controle externo.

A visita à Corte de Contas finalizará às 16 horas com a apresentação de auditorias na Sala de Ideias, no edifício Ágora.

 

.

 

 


 Denise de Paula / Coordenadoria de Jornalismo e Redação