Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Tribunal de Contas de Minas institui plenário virtual para julgamento de processos

16/06/2021

Por meio da Resolução nº 05/2021, publicada em 16 de junho, no Diário Oficial de Contas, fica instituído o Plenário Virtual no âmbito do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, um ambiente eletrônico que possibilita a deliberação de processos por meio de um sistema de julgamento, sem a necessidade de uma reunião dos conselheiros para a declaração dos votos. Cada conselheiro acessa o sistema e profere seu voto virtualmente. As sessões virtuais do Pleno e das Câmaras, para votação via Plenário Virtual, serão realizadas mediante convocação prévia de cada colegiado, e terão início sempre às sextas-feiras.

O TCEMG reforça que as sessões tradicionais do Tribunal continuam ocorrendo normalmente, sendo realizadas por sistema de videoconferência durante a pandemia da Covid-19. O Tribunal Pleno se reúne às quartas-feiras, às 14h. Já a Primeira Câmara ocorre nas tardes das terças-feiras, às 14h30, enquanto a Segunda Câmara se reúne nas manhãs das quintas-feiras, às 10h. A Resolução 05/2021 acrescenta as sessões virtuais, que serão realizadas por um sistema de julgamento, em que não aparecem as autoridades e demais pessoas envolvidas no processo de votação, a exemplo do que já vem acontecendo em quase todos os tribunais do Brasil.

Em conformidade com o que dispõe a resolução, considera-se plenário virtual o ambiente eletrônico que possibilita a deliberação de processos; já sessão virtual é a sessão conduzida no plenário virtual, sem a reunião dos conselheiros para deliberações. Serão aplicadas às sessões virtuais as normas regimentais relativas às sessões, pautas e atas do Tribunal Pleno e das Câmaras.

Ainda de acordo com a nova norma, somente poderão ser incluídos na pauta processos que tenham minuta de voto ou proposta de voto previamente disponibilizada em meio eletrônico. A pauta será disponibilizada no Diário Oficial de Contas com antecedência mínima de 5 dias úteis à data de início da sessão virtual, prazo em que, no plenário virtual, as secretarias dos colegiados registrarão o quórum de votação, informando as presenças e a ordem de rodízio de conselheiros substitutos para atuação em ausências, impedimentos e suspeições de conselheiro.

Também no DOC de hoje foi publicada a Resolução n. 06/2021, que altera o § 1º do art. 1º da Resolução nº 01, de 11 de fevereiro de 2009, que trata dos dias e horários das sessões das câmaras. De acordo com esse dispositivo legal, as sessões da Primeira Câmara serão realizadas às terças-feiras, às 14 horas.

Entenda todas as inovações trazidas por esse sistema de julgamento virtual, acessando o DOC por meio do link https://doc.tce.mg.gov.br/Home/ViewDiario/2021_06_16_Diario.pdf, a partir da página 7.

 

Denise de Paula/Coordenadoria de Jornalismo e Redação