Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Tribunal de Contas faz palestras sobre Educação em congresso municipalista

10/05/2017

A assessora da Presidência, Naila Mourthé, apresentou o projeto do TCEMG intitulado “Na Ponta do Lápis: a Escola na formação, o Tribunal na fiscalização”, que tem como objetivo traçar ações para o controle da educação pública – prioridade da gestão atual do TCE (Foto: Karina Camargos Coutinho)As servidoras do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), Naila Mourthé e Ana Elisa de Oliveira, fizeram palestras, dia 10/5/2017, no 34º Congresso Mineiro de Municípios promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM) e realizado no Expominas.

A assessora da Presidência, Naila Mourthé, apresentou o projeto do TCEMG intitulado “Na Ponta do Lápis: a Escola na formação, o Tribunal na fiscalização”, que tem como objetivo traçar ações para o controle da educação pública – prioridade da gestão atual do TCE. A analista de Controle Externo, Ana Elisa de Oliveira, esclareceu dúvidas dos gestores e falou sobre as receitas e gastos com Educação, relativos ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). O Fundeb foi criado pela Emenda Constitucional nº 53/2006 e regulamentado pela Lei nº 11.494/2007 e pelo Decreto nº 6.253/2007.

Prefeitos, secretários de educação, vereadores e funcionários administrativos municipais acompanharam, atentamente, as palestras (Foto: Karina Camargos Coutinho)Sob os olhares atentos de prefeitos, secretários de educação, vereadores e funcionários administrativos municipais, a analista Ana Elisa de Oliveira, servidora lotada na Central Suricato de Fiscalização Integrada, Inteligência e Inovação, falou sobre a legislação, composição das receitas, distribuição e transferências de recursos do Fundeb.

A analista de Controle Externo, Ana Elisa de Oliveira, esclareceu dúvidas dos gestores e falou sobre as receitas e gastos com Educação, relativos ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) - Foto: Karina Camargos CoutinhoEla também detalhou a transição entre o antigo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), implantado em janeiro de 1998, para o Fundeb, em 2006. O Fundeb, com duração de 14 anos (2006-2019) visa atender os alunos da educação infantil, do ensino fundamental e médio e da educação de jovens e adultos. O Fundef tinha como objetivo destinar recursos somente para o ensino fundamental. A servidora do TCEMG explicou que à época do Fundef, o intuito era diminuir a evasão e valorizar os professores.

A secretária de Educação do município de Nova Ponte (Triângulo Mineiro), Eloize Luiz, disse que o atual prefeito da cidade, Lindon da Cruz, dá muita importância à Educação e, por isso, ela veio à palestra para aprimorar seus conhecimentos (Foto: Karina Camargos Coutinho)A secretária de Educação do município de Nova Ponte (Triângulo Mineiro), Eloize Luiz, disse que o atual prefeito da cidade, Lindon da Cruz, dá muita importância à Educação e, por isso, ela veio à palestra para aprimorar seus conhecimentos. Segundo ela, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), de 7 pontos, de Nova Ponte é alto para a região e eles esperam aumentar esse número.

Outra palestra que atraiu muito a atenção dos gestores foi a apresentação do projeto "Na Ponta do Lápis", pela assessora da Presidência Naila Mourthé. Naila falou sobre os objetivos e ações do Projeto, deixando claro aos gestores que a intenção do Tribunal é agir de forma preventiva e pedagógica antes de qualquer sanção. “A primeira instância do Tribunal é o alerta”, indicou a assessora.

Naila também pediu para que todos acessem o portal do Observatório do PNE para se informarem sobre a situação dos seus municípios. “A maioria de vocês herdaram o plano de educação da sua cidade e não tiveram participação na construção dele. Conhecê-lo é muito importante para a tomada de decisão”, sugeriu.

A assessora da Presidência, Naila Mourthé, apresentou o projeto do TCEMG intitulado “Na Ponta do Lápis: a Escola na formação, o Tribunal na fiscalização” ( Foto: Karina Camargos Coutinho)Ela também falou sobre as ações previstas no Projeto para o controle da Educação Pública: as auditorias operacionais e de conformidade em andamento e previstas pelo TCE; os levantamentos da infraestrutura das escolas e do piso salarial e vínculos dos profissionais de Educação; o monitoramento e avaliação de políticas públicas na área; o acompanhamento do Fundeb e a validação do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) no quesito da Educação. Naila afirmou, ainda, que os processos que tratem sobre fiscalização da Educação terão tramitação prioritária no Tribunal de Contas.

A secretária de educação de Paracatu (Noroeste de Minas), Fátima Ulhoa, disse estar satisfeita e esperançosa com a prioridade do TCE na área da Educação ( Foto: Karina Camargos Coutinho)

A secretária de educação de Paracatu (Noroeste de Minas), Fátima Ulhoa, disse estar satisfeita e esperançosa com a prioridade do TCE na área da Educação. “Sempre acreditei no tanto que a Educação é importante para o nosso país. Diante de tantas denúncias de corrupção e desvios de recursos públicos, eu fico muito feliz com esse grande compromisso do TCE. É uma luz no fim do túnel”, comemorou a professora aposentada que lecionou por 35 anos.


Karina Camargos Coutinho / Coordenadoria de Jornalismo e Redação