Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Tribunal de Contas mineiro conclui três projetos estratégicos no mês de maio

04/06/2020

Foto: pixabay.com, marcada para uso livre

O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) concluiu três projetos estratégicos no último mês de maio. São eles: o Sob Controle, o registro das sessões de apreciação e julgamento de processos e a implantação do Sistema Integrado de Administração de Materiais e Serviços (SIAD).

De acordo com a coordenadora do escritório de processos e projetos estratégicos da Diretoria de Gestão Estratégica e Inovação (DGEI) do TCEMG, Bárbara Couto Cançado, além da conclusão desses três projetos estratégicos, todos os processos de análise de atos de aposentadoria, reforma e pensão foram convertidos para a forma eletrônica.

“Além disso, a realização das sessões por videoconferência e, em breve, por meio do sistema de Plenário Virtual estão em rápido desenvolvimento no Tribunal”, relatou Bárbara.

O Supremo Tribunal Federal (STF) já realiza o plenário virtual nas suas atividades de trabalho.

Sobre os projetos concluídos

Sob Controle: controle Interno para ampliar resultados

Este projeto teve como objetivo contribuir para o aperfeiçoamento do controle interno dos jurisdicionados do TCEMG. Durante a execução dele, foram realizadas duas Ações Integradas de Controle (AIC). Na primeira, foi realizada uma auditoria de conformidade nos portais de transparência dos municípios mineiros e, na segunda, o foco foi a elaboração de um plano anual de auditoria.

Bárbara enumerou também como “entregas” do projeto a realização do II Seminário de Controle Interno, realizado no ano de 2019, e as melhorias no portal eletrônico Espaço do Controle Interno (ECI), que tem como objetivo “proporcionar interação e conhecimento entre integrantes do controle externo e controladores internos”, explicou a coordenadora.

Registro das sessões

O objetivo do projeto foi implantar uma nova sistemática de registro das sessões de julgamento e apreciação de processos, utilizando ferramentas tecnológicas que atendam ao Regimento Interno. Isso permitiu que as sessões de apreciação de processos continuem sendo registradas sem a necessidade do acompanhamento presencial. Alguns dos benefícios proporcionados por este projeto foram a rapidez no processo, a integridade das discussões e decisões das sessões e a garantia da continuidade do serviço de transcrição das sessões.

Implantação do SIAD no TCEMG

A implantação do sistema SIAD, realizada ainda no ano de 2019, foi concluída com êxito em 2020. De acordo com a coordenadora, durante a execução desse projeto foram redesenhados os fluxos dos processos de aquisição de bens e serviços, de gestão financeira e de contratos. “Este projeto permitiu integração entre os sistemas de área meio do Tribunal e uma melhor comunicação com os sistemas do Executivo estadual. “O SIAD promoveu grandes benefícios e facilitou toda a gestão administrativa do TCEMG remotamente”, comemorou Bárbara.


Redação: Karina Camargos Coutinho | Coordenadoria de Jornalismo e Redação | Diretoria de Comunicaçao Social

Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG)