Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Tribunal de Contas participa de cerimônia de expansão do SEI em nível nacional

27/03/2019

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema e o chefe de gabinete da Presidência do TCEMG, Carlos Alberto Pavan (Foto: Karina Camargos Coutinho)

O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) participou hoje, 27/3/2019, de uma cerimônia destinada à expansão do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) em nível nacional, integrando entidades do Sistema de Justiça e o Executivo, nos âmbitos estadual e federal, para a tramitação dos processos administrativos. A parceria foi formalizada em um convênio para adesão ao Processo Eletrônico Nacional (PEN), que é uma infraestrutura centralizada que possibilita o envio de documentos administrativos digitais. O chefe de gabinete da Presidência do TCE, Carlos Alberto Pavan Alvim, representou o órgão na cerimônia. O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, compareceu ao evento e disse que sua experiência de décadas na iniciativa privada permite que ele "mensure os benefícios que a digitalização traz".

O chefe de gabinete da Presidência, Carlos Alberto Pavan Alvim, representou o TCE na cerimônia (Foto: Karina Camargos Coutinho) A cerimônia oficializou a integração dos poderes Executivo e Judiciário, além do Ministério Público. Inicialmente, passam a integrar o PEN, além do TJMG, a Advocacia-Geral do Estado e o Ministério Público. Essa ferramenta poderá reunir todos os órgãos que utilizam o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), caso do Tribunal de Justiça mineiro e instituições que utilizam outros sistemas de tramitação eletrônica. Para o desenvolvimento dessa ferramenta de trabalho, vários órgãos estiveram envolvidos, entre eles o Ministério da Economia.

Cerimônia ocorreu na sede do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, em Belo Horizonte (Foto: Karina Camargos Coutinho)Difusão do SEI

O Judiciário mineiro sediou a criação de uma rede estadual para difusão do SEI em órgãos parceiros como o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), o Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG) e a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG). Com isso, o TCE aderiu, em solenidade realizada no Tribunal de Justiça no dia 16/8/2018, ao Acordo de Cooperação Técnica existente entre órgãos governamentais do Estado referente ao SEI. Dessa forma, a Corte de Contas passou a compor uma rede de difusão de conhecimento técnico, intercâmbio e compartilhamento de boas práticas em torno do software desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da Quarta Região (TRF4).

O SEI é uma plataforma que engloba um conjunto de módulos e funcionalidades que promovem a eficiência administrativa. Trata-se também de um sistema de gestão de processos e documentos eletrônicos com interface amigável e práticas inovadoras de trabalho, tendo como principais características a libertação do paradigma do papel como suporte físico para documentos institucionais e o compartilhamento do conhecimento com atualização e comunicação de novos eventos em tempo real.


Por Karina Camargos Coutinho | Redação e fotos | Coordenadoria de Jornalismo e Redação