Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Tribunal de Contas participa de homenagem à Academia Mineira de Letras

13/12/2019

Foto: Denise de Paula
O Tribunal de Contas, representado pelo seu diretor de Segurança Institucional, Cristiano Alkmim, participou, nesta manhã, 13/12/2019, da reunião especial promovida pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais destinada a homenagear a Academia Mineira de Letras pelos 110 anos de fundação.
 
O autor do requerimento que deu origem a essa homenagem foi o deputado Doorgal Andrada, que, ao cumprimentar os presentes, referiu-se à instituição como “uma casa que se dedica ao acolhimento da mineiridade”.
 
A solenidade, cuja abertura contou com a execução do hino nacional pelo flautista Alef Caetano e reuniu autoridades políticas e intelectuais de Minas, remontou à trajetória e criação da Academia Mineira de Letras, que teve sua origem na cidade de juiz de Fora/MG e incorpora as ideias, o conhecimento e o saber do povo mineiro.
 
O presidente Rogério Faria Tavares ressaltou a natureza antidiscriminatória da instituição, que além de promover a literatura, a língua portuguesa, a cultura e a arte, acolhe também a literatura indígena, afro-brasileira, a literatura de cordel, a mística, tudo que reflete o pensamento do povo mineiro. “Arte rima com liberdade”, enfatizou. 
 
Acrescentou ainda que a entidade reúne o pensamento clássico e o contemporâneo e constitui a preservação da memória cultural do povo mineiro. “Que a escrita permaneça e que haja sempre o que escrever”, concluiu Faria Tavares.
 
Compuseram a mesa de honra o deputado estadual Antônio Carlos Arantes, primeiro vice-presidente da Assembleia, representando o presidente Agostinho Patrus, o deputado federal Patrus Ananias; o presidente emérito da academia, Olavo Romano; o vice-presidente da academia, Caio Bosque; o autor do requerimento, deputado Doorgal Andrada e o presidente da Academia Mineira de Letras, Rogério Faria Tavares. 
 
Denise de Paula – Jornalismo e Redação
Presidente da AML, Rogério Faria Tavares ao lado de sua mãe, Diana de Vasconcelos Faria Tavares e Cristiano Alkmim, diretor de Segurança Institucional do TCEMG (Foto: Denise de Paula)