Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Tribunal de Contas recebe declaração de qualidade da Atricon

30/08/2022

Foto: Fred La Rocca
Entre outros elogios, assim se manifestou o conselheiro Jaylson Fabianh Campelo, do TCE do Piauí, membro da Comissão de Garantia de Qualidade MMD, que se encontra desde ontem no TCE mineiro para avaliação das boas  práticas: “quando o trabalho da equipe não é muito satisfatório, a gente não diz nada, mas quando o trabalho é de excelência, como é o caso do Tribunal de Contas de Minas Gerais,  a gente faz questão de, em nome do presidente da Atricon, conselheiro César Miola, ressaltar a importância dos servidores que abraçam esse  trabalho complexo, delicado, minucioso [...]”. A declaração ocorreu na manhã desta terça-feira (30/08), no Salão Nobre da Presidência, onde estavam presentes o presidente Mauri Torres, os conselheiros Wanderley Ávila, Cláudio Terrão, José Alves Viana e as comissões de Avaliação e de Controle de Qualidade do TCEMG, para receberem o resultado da avaliação.
 
Macrotendência de Controle Externo  e Monitoramento da Vacinação contra a Covid-19
Foram apresentadas, nesta manhã, duas práticas importantes desenvolvidas no TCEMG. A primeira delas, relacionada à Superintendência de Controle Externo, ficou a cargo da assessora Heloísa Helena que, ao falar sobre o Plano Anual de Fiscalização, apresentou a III Pesquisa sobre Macrotendência do Controle Externo, vinculada ao Plano Estratégico da Casa. 
 
Heloísa apresentou o passo a passo do trabalho, explicando como foi realizada a pesquisa e de onde foram tirados os dados. Ressaltou também a importância do Controle Externo que, segundo ela, não pode se resumir a um fim em si mesmo, mas deve ser instrumento de garantia dos direitos fundamentais e de defesa do Estado Democrático de Direito. 
 
Em seguida, manifestaram-se o analista de Controle Externo Thiago Henrique da Silva, e o coordenador de Auditoria Operacional, Ryan Brwnner Lima Pereira, que falaram do amplo trabalho do TCEMG no acompanhamento da vacinação em todo o Estado de Minas, com monitoramento contínuo da aplicação da vacina contra a Covid-19. Ressaltaram o caráter pedagógico do tribunal, que atuou efetivamente como um órgão comprometido não em punir o município, mas em sensibilizar a população para a necessidade de se vacinar. 
 
Ao final das apresentações, a comissão comparou as boas práticas apresentadas pelo TCE a um trabalho científico, tendo considerado, entre outros aspectos, o fato de ter dialogado com a sociedade, de ter citado as fontes, de ter partido de hipóteses e chegado às conclusões, e, sobretudo, por ter representado ganho na vida das pessoas. “O tribunal tem que ser visto como parceiro, tem que fazer diferença na vida das pessoas. Fico feliz quando vejo um trabalho científico deste”, comemorou o conselheiro Joaquim Kennedy, do TCE do Piauí, coordenador da comissão. 
 
Auditoria Financeira 
A tarde de ontem (29/08) também foi marcada por atividade intensa, tendo o coordenador de Auditoria Financeira e Fiscalização de Projetos Financiados (Cafin), Filipe Assunção Oliveira, apresentado um trabalho sobre Auditoria Financeira, quando ressaltou a sistematização do fluxo de trabalho e da documentação que, segundo ele, “constitui importante ferramenta na busca da transparência e de fidedignidade de informações contábeis de entes públicos”.
 
O Marco de Medição de Desempenho (MMD) verifica o “desempenho dos Tribunais de Contas em relação às boas práticas internacionais e às diretrizes de qualidade estabelecidas pela (Atricon)”, e ocorre a cada dois anos.
 
Denise de Paula / Coordenadoria de Jornalismo e Redação