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Tribunal de Contas referenda Termo de Ajustamento de Gestão com o município de Araçuaí

11/03/2020

Os conselheiros do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, em sessão de Pleno realizada hoje (11/03/2020), aprovaram por unanimidade a celebração de um Termo de Ajustamento de Gestão (TAG) entre o Tribunal e a Prefeitura Municipal de Araçuaí. O objeto do documento é a regularização dos apontamentos apurados em auditoria de conformidade realizada na estrutura legislativa, física e organizacional da administração tributária de Araçuaí em abril de 2018.

O conselheiro Durval Ângelo foi o relator do processo (número 1066504) e no relatório ele enfatizou que o objetivo principal é o de “contribuir para o aprimoramento do exercício da fiscalização tributária municipal e a consequente otimização da arrecadação e cobrança dos tributos de competência municipal”. O documento foi assinado por ele, representando a Corte de Contas, e pelo atual prefeito. Ele também informou que “todos os prazos convencionados irão se expirar na gestão do Sr. Armando Jardim Paixão, Prefeito Municipal de Araçuaí eleito para o período de 2017 a 2020”.

O relator ressaltou que “uso do TAG, como instrumento de controle consensual, se harmoniza com o papel pedagógico do Tribunal de Contas”. E informou que o documento foi escolhido por sugestão da unidade técnica do TCEMG. Os termos do acordo foram elaborados após reuniões entre servidores técnicos do Tribunal e representantes da prefeitura.
 
Márcio de Ávila Rodrigues
Coordenadoria de Jornalismo e Redação/Diretoria de Comunicação Social