Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Tribunal de Contas suspende concorrência para manutenção de frota de veículos em Conceição de Ipanema

16/09/2021

Conceição de Ipanema/MG (imagem ilustrativa retirada da internet)

O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) determinou a suspensão do Pregão Presencial n. 7/2021 – Processo Licitatório n. 64/2021, do Município de Conceição de Ipanema, situado na Bacia do Rio Doce. O objetivo do pregão é o Registro de Preço, pelo prazo de 12 (doze) meses, para a aquisição de peças, de forma parcelada, para a manutenção da frota de veículos do município.

A denunciante, Empresa EBMC Motorpeças e Serviços Ltda, alegou, em síntese, que o edital não foi disponibilizado no site do município. Argumentou também que não houve o cumprimento do princípio da publicidade e transparência, o que restringiu o caráter competitivo do certame. Alegou, ainda, que manifestou a intenção de apresentar recurso contra sua inabilitação, contudo essa prerrogativa lhe foi negada, sem que sequer fosse disponibilizado o prazo legal para apresentação das razões recursais.

O colegiado da Segunda Câmara confirmou a decisão monocrática do relator, conselheiro Sebastião Helvecio, que constatou as mesmas irregularidades que causaram a suspensão liminar de outro procedimento licitatório promovido pela prefeitura, Pregão Presencial n. 03/2021 – Processo Licitatório 24/2021, especificamente no que tange à ausência da devida publicidade e a exigência de reconhecimento de firma, em descumprimento a decisão do tribunal.

Dessa forma, suspendeu a licitação na fase em que se encontra e determinou à pregoeira, Bianca Fernandes, ao prefeito Samuel Lopes de Lima e à procuradora do município, Ana Maria de Freitas Mello, que se abstivessem da prática de qualquer ato atinente ao seu prosseguimento até o julgamento final do processo, sob pena de responsabilização com multa diária no valor de R$500,00 até R$5.000,00. Determinou, ainda, que comprovassem tal medida à Corte de Contas, por meio eletrônico, no prazo de 05 dias.

Denise de Paula / Jornalismo e Redação