Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Tribunal de Contas suspende licitação estimada em 70 milhões do Cidrus

19/04/2023

Candeias - MG

A Segunda Câmara do Tribunal de Contas de Minas Gerais confirmou, na sessão de 18/4/2023, a decisão monocrática do conselheiro substituto Adonias Monteiro, que determinou a suspensão do processo licitatório para a contratação de empresa para promover a regularização fundiária de interesse social e/ou específico (Reurb) em áreas urbanas ou urbanizadas, do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Rural Sustentável – Cidrus, uma contratação com valor estimado em R$70 milhões.

A medida cautelar de suspensão do certame foi motivada pela constatação de irregularidades e pelo potencial risco de prejuízo ao erário demonstrados na denúncia, (Processo n. 1.144.625), feita pela Futura Consultoria e Serviços Ltda.. Na ata da sessão pública de recebimento dos envelopes e julgamento das propostas, por exemplo, constava apenas a empresa “Mediação do Morar - Gestão de Conflitos Ltda.” como participante do certame.

Segundo o relator, “verifica possível afronta à competitividade do certame [...] a Administração inseriu no instrumento convocatório o nome da empresa que posteriormente se sagrou vencedora da licitação [...] deixo de apreciar os demais apontamentos da denúncia, tendo em vista que as inconformidades, por si sós, apresentam potencial risco de direcionamento do certame e prejuízo ao erário em caso do prosseguimento do processo de contratação.”

Os responsáveis foram intimados a adotar medida de suspensão do procedimento licitatório, sob pena de multa e outras medidas cabíveis. 

Regina Kelles | Coordenadoria de Jornalismo e Redação