Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Tribunal de Contas tem novo Conselheiro

22/12/2010

Cláudio Couto Terrão tomou posse, hoje (22/12), no cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais. Proveniente do Ministério Público de Contas, Terrão foi aprovado pela Assembléia Legislativa e nomeado pelo Governador Antônio Anastasia. A posse ocorreu no gabinete da Presidência.
O novo Conselheiro tem 42 anos, é carioca, casado e pai de três filhos. Graduado em Direito e Ciência da Computação, iniciou sua carreira profissional como militar da Aeronáutica onde se formou como sargento especialista em aviões. Passou por vários cargos públicos mediante aprovação em concurso (veja currículo completo abaixo), antes de ingressar no TCE como Procurador do Ministério Público, em 2008.
Na solenidade de posse, Cláudio Terrão disse estar “muito feliz e honrado por ter alcançado o que considera o ápice de sua carreira, depois de 25 anos de dedicação ao serviço público”.
O Presidente Wanderley Ávila parabenizou o novo Conselheiro e destacou sua atuação no MP de contas. “Perde o Ministério Público, ganha o Tribunal de Contas”, asseverou o Presidente.
Estiveram presentes também ao ato, os conselheiros Eduardo Carone Costa, Sebastião Helvecio; os auditores Gilberto Diniz e Hamilton Coelho; o Procurador-Geral do MP junto ao TCEMG, Glaydson Massaria; diretores e servidores da Casa.

Currículo
Cláudio Couto Terrao nasceu na capital do Rio de Janeiro, no dia 11 de novembro de 1968, filho de Armando Joaquim Terrao e Aristela Couto Oliveira. É casado com Alcimone Mello Terrao e tem tres filhos: Yan, Yuri e Aline.
Iniciou sua carreira profissional, através de concurso público, como militar da Aeronáutica, em 04 de fevereiro de 1985. Cursou a Escola de Especialistas da Aeronáutica em Guaratinguetá, Sao Paulo, onde se formou sargento especialista em avioes, tendo sido designado para a cidade do Recife, Pernambuco.
Em 1992, após aprovaçao em concurso público, tomou posse no cargo Técnico do Tesouro Nacional, tendo sido lotado na Delegacia da Receita Federal em Recife, onde trabalhou na área de suporte aos usuários e desenvolvimento de sistemas.
Graduou-se em Ciencia da Computaçao, pela Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP, em 18 de janeiro de 1994, e em Direito, pela Faculdade de Direito do Recife (Universidade Federal de Pernambuco - UFPE), em 04 de janeiro de 2000.
Na área das receitas públicas, exerceu os seguintes cargos, após aprovaçao nos respectivos concursos públicos: de Auditor-Tributário do Município do Recife, tendo trabalhado em auditoria de empresas e lançamento de tributos municipais (1996); de Auditor-Fiscal do Trabalho, desenvolvendo atividades de fiscalizaçao da legislaçao trabalhista, inclusive na funçao de chefe de Seçao de Fiscalizaçao, e de auditoria de empresas, com enfase na contribuiçao do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço - FGTS (1996/1998); de Auditor-Fiscal da Previdencia Social, tendo trabalhado na constituiçao, cobrança e arrecadaçao das contribuiçoes sociais a cargo do Instituto Nacional do Seguro Social - INSS (1998/2000).
Em 04 de fevereiro de 2000, tomou posse no cargo de Procurador do INSS, posteriormente transformado no cargo de Procurador Federal. Durante o exercício da advocacia pública, entre 2000 e 2008, exerceu o cargo em comissao de Procurador-Chefe em Pernambuco da Cobrança dos Grandes Devedores do INSS (2001/2003 e 2004/2006). Em âmbito nacional, foi responsável pela cobrança judicial da Dívida Ativa do INSS, oportunidade em que exerceu os cargos em comissao de Coordenador-Geral de Matéria Tributária da Procuradoria-Geral do INSS (2003/2004) e de Coordenador-Geral de Cobrança e Recuperaçao de Créditos da Procuradoria-Geral Federal, na Advocacia-Geral da Uniao (2007).
Foi professor do curso de Direito da Faculdade dos Guararapes - PE, nas cadeiras de Direito Administrativo e Direito Constitucional.
Em 31 de janeiro de 2008, passou a integrar o Ministério Público junto ao Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás, tendo permanecido até 23 de julho de 2008, quando tomou posse e entrou em exercício no cargo de Procurador do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais.