Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Tribunal de Contas vai auditar Programa Resíduos Sólidos

30/10/2014

Foto: internetO Tribunal de Contas do Estado (TCEMG) decidiu realizar uma auditoria operacional no Programa Resíduos Sólidos, executado pelo governo do Estado de Minas Gerais. A informação foi dada pela Diretoria de Matérias Especiais (DME) do Tribunal nesta quinta-feira, 30 de outubro. Esse programa do estado foi criado com o objetivo de erradicar os lixões do território mineiro e licenciar gradualmente novos sistemas de disposição, considerados adequados do ponto de vista ambiental.

De acordo com a DME, atualmente muitos municípios de Minas Gerais não têm políticas públicas para deixar de jogar seus resíduos sólidos em lixões. Tal situação contraria a Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída pela Lei nº 12.305/10, que estabeleceu prazo, vencido em agosto deste ano, para que os rejeitos fossem destinados a aterros sanitários.

Ainda segundo a diretoria, são frequentes no Tribunal as denúncias e representações envolvendo contratações públicas relativas à gestão de resíduos sólidos urbanos. “Portanto, os fatos sinalizam a relevância da mencionada auditoria operacional que, além de proporcionar uma ação pedagógica desta Corte de Contas junto aos jurisdicionados, contribuirá para o aperfeiçoamento da Administração Pública para minimizar os riscos ambientais, com reflexos na saúde pública e na economia mineira”, justificou a Diretora de Matérias Especiais, Patrícia Cortez.