Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Tribunal discute compras dos pequenos negócios sob a ótica da nova Lei de Licitações

03/06/2022

Foto: Márcio Wander

O desafio da implementação da Nova Lei de Licitações nas compras dos pequenos negócios. Esse foi o tema dos debates que deram o pontapé inicial dos trabalhos da tarde do 1º Encontro Estadual de Secretários Municipais de Fazenda e Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, realizado na Sala Triângulo, no segundo dia do Congresso Mineiro de Municípios. 

A analista de Controle Externo do TCEMG, Milena Brito, iniciou os debates da mesa falando sobre os desafios da implementação da nova lei sobretudo pela vertente dos pequenos negócios. Milena mostrou aos gestores públicos alguns pontos de novidade da lei e destacou a relevância do planejamento das compras públicas, não apenas para uma boa gestão municipal, mas também para que os comerciantes locais possam se planejar para vender para o poder público.
 
A analista destacou dois pontos da lei que colaboram com os pequenos negócios: o Plano de Contratações Anual e o planejamento de compras considerando a expectativa de consumo anual nos Registros de Preço. “Além de verificar a demanda real e as prioridades da gestão, ainda criam um cronograma de desembolso e um horizonte para que o empresário local possa se preparar corretamente para vender para a administração pública”.
 
O Encontro Estadual de Secretários Municipais de Fazenda e Desenvolvimento Econômico ainda debateu, durante toda a quinta-feira (02/06), temas como relação entre PIB e geração de empregos formais; consórcios públicos; MEI; modelos de excelência em gestão e produção agropecuária.
 
 
Lucas Borges / Coordenadoria de Jornalismo e Redação