Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Tribunal mineiro leva concessões públicas para Congresso da AMM

05/06/2024

(Foto Daniele Fernandes)

A coordenadora de Fiscalização de Concessões e Privatizações do Tribunal de Contas mineiro, Mayara Caroline de Oliveira, dividiu hoje, 05 de junho, um painel sobre concessões públicas e parcerias público-privadas com o advogado Luís André Vasconcelos. O encontro aconteceu no 39º Congresso Mineiro de Municípios, evento anual que reúne autoridades, agentes municipais e políticos de renome para discutir assuntos relacionados às perspectivas do país e dos municípios.

Mayara explicou como é o papel do TCEMG, que antes tinha uma atuação prévia e agora acompanha os jurisdicionados, realizando um trabalho concomitante e de caráter pedagógico. A servidora ainda falou sobre tipos de desestatização, como as PPPs, a privatização e as concessões, que podem ser comuns, patrocinadas e administrativas.
Segundo Mayara, 2023 foi o ano com maior número de licitações publicadas e com contratos celebrados. A analista afirmou que foram cerca de 5 mil iniciativas, com investimentos estimados em R$1.04 trilhão. “Os municípios são os principais atores dos contratos. Eles representam 67,7% dos celebrantes, já que empregam transporte público, escolas, resíduos, saneamento básico, iluminação etc”, pontuou.

O advogado Luís André foi o responsável por fazer a abertura do painel e falou sobre as concessões de serviços públicos de longo prazo, fundamentais para transformar grandes projetos em realidade. O mestre em Direito Administrativo ainda destacou quais modelos adequados para serem utilizados em contratos e a necessidade de manutenção de diálogo e interlocução entre prefeituras e órgãos de controle, como os tribunais de contas.

O Congresso da Associação Mineira de Municípios aconteceu nos dias 4 e 5 de junho, no Expominas, em Belo Horizonte, e estimou público de 10 mil participantes.


Fred La Rocca/ Coordenadoria de Jornalismo e Redação