Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Tribunal participa de Encontro Nacional sobre educação em Contagem

09/09/2022

A diretora da Escola de Contas ministrou a palestra de abertura do Encontro (Foto: Felipe Jácome)

O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) participou na manhã de hoje, 09/09/2022, do Encontro Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme-MG), realizado na sede do Conselho Municipal de Educação de Contagem. Compuseram a mesa de honra da solenidade de abertura do evento a diretora da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo, Naila Mourthé, o presidente do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais, Felipe Michel Braga, o vice-coordenador da UNCME-MG, José Natal Amorim, e a assessora de Legislação e de Normas do Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (Sinepe MG), Claudia Neves San Miguel.

A diretora da Escola de Contas ministrou a palestra de abertura do Encontro abordando as Redes de Controle. Durante a apresentação, Naila destacou a importância do controle externo, do controle interno e do controle social atuarem simultaneamente para que a “educação no país tenha mais qualidade”. A diretora também falou do trabalho que o TCEMG realiza, desde 2018, com a capacitação dos conselheiros de educação por meio de eventos anuais onde são discutidos temas relacionados a educação.

Na ocasião, a diretora apresentou ao público a Trilha para Conselheiros de Educação: boas práticas de acompanhamento e fiscalização que vem sendo desenvolvida pelo TCEMG. A Trilha tem como objetivo possibilitar aos participantes, a partir de uma experiência gamificada, desenvolver a autoeficácia e as competências práticas necessárias para acompanhamento e fiscalização das políticas públicas de Educação.

Além disso, por meio da Trilha, pretende-se promover: a compreensão sobre a função social do controle de políticas públicas de Educação pelos cidadãos; o desenvolvimento da capacidade de análise e avaliação de atos administrativos em relação à aplicação de recursos em políticas públicas de Educação; a aplicação de boas práticas na fiscalização e identificação de falhas costumeiras nas principais políticas públicas de Educação.

A organização do Sistema Municipal de Ensino e o Monitoramento e Avaliação dos Planos Municipais de Educação são temas que serão tratados durante o Encontro, que continuará durante a tarde. 


Thiago Rios Gomes / Coordenadoria de Jornalismo e Redação