Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Tribunal participa de debate na Assembleia sobre acordo de rompimento da Barragem de Fundão

23/08/2022

O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) participou ontem, 22/08/2022, no auditório José de Alencar, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), do debate público que discutiu o acordo de reparação dos danos provocados pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, no dia 05 de novembro de 2015. O acordo, que está sendo mediado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), prevê a participação dos responsáveis pela tragédia - a mineradora Samarco e suas controladoras (Vale e BHP Billiton), bem como todas as partes afetadas.

O superintendente de Controle Externo do TCEMG, Pedro Henrique Magalhães, e o coordenador de Fiscalização Integrada dos Municípios, Alex Lopes, foram convidados pela Assembleia para discutir os desafios institucionais, a participação social e o direito à informação no contexto da reparação de danos causados pelo rompimento da barragem.

Pedro Henrique explicou que o Tribunal vai verificar se os escassos recursos públicos estão sendo gastos de forma adequada, mas que deve fazer isso de forma prática. “Precisamos ir a campo, e não queremos apenas ser ouvidos, mas, principalmente, queremos ouvir as necessidades daqueles que são dependentes das políticas públicas”, afirmou o superintendente. O coordenador de Fiscalização Integrada dos Municípios, Alex Lopes, disse que assim que os termos do acordo forem definidos, o Tribunal irá se esforçar para que os recursos sejam aplicados na sociedade. “Vamos fazer o máximo possível para que o que for acordado, com a participação de todos, retorne em forma de benefícios para todos”, ressaltou.

Além dos representantes do Tribunal de Contas, também participaram do debate a deputada Beatriz Cerqueira e membros do Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público Estadual (MPE), da Defensoria Pública Federal e do Governo de Minas.


Thiago Rios Gomes / Coordenadoria de Jornalismo e Redação