Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Tribunal participa de encontro de laboratórios de inovação

18/11/2022

Coordenadora apresenta laboratório de inovação do TCEMG (Foto: Cecília Pederzoli / TJMG)
O Tribunal de Contas mineiro participou, na sexta-feira (18/11), do I Encontro Mineiro de Laboratórios de Inovação, realizado na sede do TJMG. A diretora de Planejamento e Gestão Estratégica, Sandra Valle, a coordenadora do Escritório de Projetos e Inovação, Bárbara Couto Cançado, e as servidoras do escritório participaram do evento, que teve como objetivo a troca de informações e experiências entre as entidades que compõem a Rede Mineira de Laboratórios de Inovação. 
 
O evento contou com palestras de especialistas em inovação, apresentação dos projetos em rede desenvolvidos pelo CEFET-MG, oficinas de integração entre os servidores e um espaço para que cada instituição apresentasse seus projetos na área de inovação. 
 
A coordenadora do Escritório de Projetos e Inovação, Bárbara Cançado, fez a apresentação do TCEMG. Ela explicou sobre as atribuições da Corte de Contas, fez um breve histórico do laboratório de inovação do Tribunal, apresentou a equipe de trabalho e mostrou as ações, publicações, oficinais e eventos já desenvolvidos. “Nosso objetivo principal é disseminar a cultura da inovação no TCEMG utilizando ferramentas de Design Thinking”, afirmou.
 
Bárbara apresentou também as parcerias já executadas pelo laboratório de inovação do TCEMG, debateu sobre os principais desafios e discorreu sobre o “Dia da Inovação Ada Lovelace”, que tem por objetivo incentivar a inovação, o crescimento tecnológico e cientifico para aperfeiçoar a atuação do Tribunal, e que já está em sua quarta edição.
 
A coordenadora encerrou sua apresentação mostrando a lição aprendida nas ações de inovação no Tribunal. “O foco do trabalho deve ser nos problemas, e não nas ideias encaminhadas, principalmente se os problemas vierem dos cidadãos, da sociedade mineira”, disse, enfatizando a importância do controle externo como benefício para a população. 
 
Lucas Borges / Coordenadoria de Jornalismo e Redação