Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Tribunal publica relatório de acompanhamento da vacinação nos municípios mineiros

16/02/2022

Imagem ilustrativa
O Tribunal de Contas concluiu o relatório sobre a ação de acompanhamento do desempenho e da transparência da vacinação contra Covid-19 em Minas Gerais. Os trabalhos tiveram por objetivo a atuação do controle externo concomitante à execução do processo de vacinação nos municípios, visando garantir a máxima eficácia da política pública. O acompanhamento iniciou em junho e foi concluído em novembro de 2021. Após a análise dos dados, verificou-se que os alertas emitidos e pedidos de esclarecimentos solicitados pelo TCEMG permitiram que as incorreções fossem sanadas e, com isso, o processo de vacinação no Estado ganhasse celeridade e eficiência. 
 
A equipe de analistas do TCEMG realizou cinco ciclos de monitoramento, sob a perspectiva de oito dimensões, entre elas preenchimento do vacinômetro, percentual da aplicação de doses em relação ao estoque de vacinas recebido, relação entre aplicação da primeira e segunda dose e atrasos na aplicação da segunda dose. Durante o processo, o Tribunal enviou 933 alertas a 614 municípios mineiros. 723 alertas foram resolvidos, representando 77,5%. Em relação aos municípios, dos 614 alertados, 417 sanaram as inconsistências, representando 78% das cidades.
 
Os campos com mais defasagens e que representaram mais alertas emitidos pelo Tribunal estão a demora no preenchimento do Vacinômetro (período superior a sete dias), o percentual de aplicação da primeira dose menor que 50% do total de doses recebidas e o atraso na aplicação da segunda dose. Com a resolução de grande parte das incorreções e inconsistências no processo de vacinação, o TCEMG encerrou o ciclo de acompanhamento no fim de 2021. “Nesse contexto, pode-se afirmar que os resultados efetivos alcançados com a vacinação são também fruto da união de esforços de todos os envolvidos, sejam órgãos da área da saúde, órgãos de controle ou de outras áreas, bem como dos profissionais envolvidos no planejamento e execução da vacinação”, reforçou o relatório final. 
 
Para acessar o relatório, clique aqui.

Lucas Borges / Coordenadoria de Jornalismo e Redação