Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Tribunal realiza primeiro Encontro Técnico virtual de 2022

16/09/2022

Foi aberta na manhã de hoje, 16/09, a série de encontros técnicos virtuais que serão realizados em 2022 pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG). Ainda este ano, serão realizados mais dois encontros virtuais para tratar da Nova Lei de Licitações e da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Conforme explicou o conselheiro em exercício do TCEMG, Adonias Monteiro, mediador do evento, “o Encontro Técnico é um evento tradicional em que o tribunal de contas, cumprindo seu papel pedagógico junto aos jurisdicionados, leva seu corpo técnico para palestras e treinamentos em cidades de todas as regiões do Estado”. Hoje, a Gestão de Investimentos Financeiros e Passivos Previdenciários e seus Benefícios para a Administração Pública foi o tema principal das palestras.

A analista de Controle Externo do TCEMG, Lorena Oliveira, abriu o encontro falando sobre a Gestão e Desempenho de Investimentos Financeiros. Lorena deu dicas sobre como os gestores públicos podem melhorar o desempenho dos investimentos do município. “Quando o gestor deixa para o gerente do banco escolher onde investir o dinheiro, normalmente, são os piores investimentos com as taxas de administração mais altas praticadas no mercado”, ressaltou a analista.

Em seguida, o subsecretário do Tesouro Municipal de São Paulo, Henrique de Castilho, falou sobre os Investimentos Financeiros Disponíveis aos Municípios. Henrique explicou as principais diferenças entre os fundos e destacou a importância de avaliar as opções de investimento disponíveis, de escolher a aplicação e sempre “acompanhar os rendimentos”. 

A analista de Controle Externo Maria Júlia Ferreira foi a responsável por falar sobre as Boas Práticas de Gestão Atuarial. A analista fez um breve esclarecimento sobre o campo de atuação da Gestão Atuarial e frisou a importância das informações serem as “mais fidedignas à realidade dos municípios."

O coordenador de Auditoria Financeira e Fiscalização de Projetos Financiados, Filipi Assunção, fechou o Encontro falando sobre os Aspectos Contábeis Relativos a Passivos Atuariais. Filipi contou que, a partir de 2023, regras mais claras sobre contabilidade pública entram em vigor, e que o Tribunal está “antecipando o conteúdo porque espera ver a correta contabilização dos passivos pelos entres públicos”. 

Acesse o Canal do TCEMG no Youtube para assistir as palestras na íntegra 


Thiago Rios Gomes / Coordenadoria de Jornalismo e Redação