Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Tribunal repassa conhecimento sobre depreciação e reavaliação de bens patrimoniais

17/03/2014

O Tribunal de Contas, por meio da Coordenadoria de Patrimônio, recebeu no dia 27/2, servidores da Câmara Municipal de Belo Horizonte interessados em conhecer a experiência do Tribunal com os trabalhos de Reavaliação e Depreciação de Bens Patrimoniais, exigência da Secretaria do Tesouro Nacional e que faz parte do Novo Plano de Contas aplicado ao setor público (normas internacionais).

De acordo com a Coordenadora de Patrimônio, Denise Mariano de Paula, “com as novas exigências vislumbra-se uma contabilidade que reflita mais a realidade, sendo o seu enfoque eminentemente patrimonial”.

Para a coordenadora, “reavaliar e depreciar os bens da administração pública é uma das tarefas impostas por essa nova contabilidade, que tem o objetivo de fornecer aos usuários informações sobre os resultados alcançados e os aspectos de natureza orçamentária, econômica, financeira e física do patrimônio da entidade do setor público e suas mutações, em apoio ao processo de tomada de decisão, à adequada prestação de contas e no suporte necessário para o controle social”. De acordo com ela, o “Tribunal de Contas destaca-se por ser o pioneiro a introduzir essa atividade em seus processos de trabalho e, dada a importância da matéria, assim como a escassez de parâmetros que possam auxiliar os gestores públicos, vem exercendo função pedagógica junto a outras entidades que o têm procurado em busca de informações sobre a operacionalização dessa nova atividade”.
 

O tema Reavaliação e Depreciação de Bens Patrimoniais do setor público será tratado com enfoque nas Técnicas de patrimonialização pela Coordenadora de Patrimônio, Denise Mariano de Paula, na II Conferência de Controle Externo, nos dia 20, às 13h e 16h30 e no dia 21 de março, às 11h e 15h, no stand do TCE, no Expominas. Participe.

Karina Camargos Coutinho / Assessoria de Jornalismo e Redação