Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Tribunal responde consulta sobre isenção de tarifas em contas do PNAE

09/05/2024

Cabeceira Grande é localizada na Região Noroeste de Minas Gerais. Fonte: site Governo MG

A consulta (Processo n. 1.127.205) feita pela Prefeitura Municipal de Cabeceira Grande ao Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), decidida na sessão do Pleno em 8/5/2024, teve como resposta: "a isenção de tarifas e taxas bancárias na modalidade PIX não alcança os recursos da contribuição social do Salário-Educação pela Quota Estadual e Municipal."

No voto, o conselheiro relator, Durval Ângelo, também orientou o prefeito municipal, Eldson Amorim Duarte, sobre a necessidade de se “buscar, junto às instituições bancárias e financeiras, as melhores condições de taxas e tarifas, já que estas possuem autonomia privada para isentar e ou cobrar valores diferenciados para pessoas físicas e ou jurídicas”, nos termos da lei, com vista ao princípio da eficiência administrativa.

Essa consulta sobre a isenção de pagamento de tarifas bancárias referentes à manutenção de conta corrente em ações do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) se baseou na Resolução n. 6/2020 do FNDE e nos Acordos de Cooperação Mútua entre o Fundo Nacional de Desenvolvimento do Ensino (FNDE) e os bancos parceiros que administram essas contas.

 

Regina Kelles |Coordenadoria de Jornalismo e Redação