Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Tribunal sedia encontro da Rede Ouvir-MG

19/04/2023

Foto: Daniele Fernandes

O Tribunal de Contas mineiro sediou, nesta quarta-feira (19/04), a quarta reunião da Rede Ouvir em 2023. Coordenada pelo secretário da rede e juiz do TRE-MG, Marcelo Salgado, e pelo conselheiro-ouvidor do TCEMG, Cláudio Terrão, a reunião teve por objetivos apresentar a dinâmica de atuação de algumas ouvidorias do Estado, permitir a troca de experiências entre os participantes e definir o calendário de programação das atividades da Rede Ouvir para 2023.

“É importante que a gente saiba o que está sendo falando dos órgãos públicos na sociedade. Essa união das ouvidorias representa mais assertividade na atuação e fortalece o controle social”, destacou Salgado.  O conselheiro Cláudio Terrão lembrou que foi o primeiro ouvidor da Casa e, após mais de dez anos, retorna à função. Ele defendeu o paradigma da horizontalidade e disse que as ouvidorias devem estar abertas às diversas formas de comunicação existentes atualmente. “O dinamismo é fundamental. A atuação em rede traz benefícios e melhorias para toda a sociedade”, ponderou. 

No encontro desta quarta-feira, a coordenadora da Ouvidoria do TCEMG, Carla Tângari, fez uma apresentação sobre o funcionamento, práticas e objetivos da Ouvidora da Corte de Contas mineira. Ela discorreu sobre os pilares do órgão, falou sobre produtos desenvolvidos, como relatórios e manuais, explicou a atuação da ouvidoria nas redes sociais e mostrou dados sobre demandas e pesquisas de satisfação dos usuários. 

A gerente da Ouvidora da Copasa, Suami Leão, apresentou sobre a atuação e resultados do órgão, enquanto Thiago Medrado, da Associação Brasileira de Ouvidores (ABO), fez uma atualização sobre notícias e atuações das ouvidorias no país. Por fim, o ouvidor da Prefeitura de Belo Horizonte, Gustavo Nassif, propôs a realização de uma ação da Ouvidoria Itinerante, em que a Rede Ouvir ocupa um espaço público e leva informação sobre a atuação e importância de que a população conheça e utilize os serviços ofertados pelas ouvidorias. O evento deve ocorrer em junho, em Belo Horizonte. A Rede Ouvir vai realizar, ainda, um seminário sobre o tema, em setembro. As informações serão divulgadas posteriormente.

Rede Ouvir

A Rede Mineira de Ouvidorias Públicas é um projeto que tem o objetivo de consolidar a parceria, a cooperação mútua e a articulação de esforços entre as ouvidorias de órgãos e instituições mineiras que aderiram ao projeto. Além do Tribunal de Contas e do Tribunal Regional Eleitoral, a Ouvidoria-Geral do Estado, a Assembleia Legislativa, o Tribunal de Justiça, o Tribunal Regional Federal (TRF-6) o Ministério Público, a Cemig, a Copasa e algumas prefeituras, como Belo Horizonte, Itabirito, Contagem e Itabira também integram a Rede Ouvir-MG.

Veja abaixo as fotos do evento

Rede Ouvir-2023


Lucas Borges/ Coordenadoria de Jornalismo e Redação