Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Tribunal sedia primeira reunião de Diretoria da Atricon

26/04/2022

Os diretores da Vice-Presidência de Relações Internacionais da Atricon (Foto: Hernando Garcia)

O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) sediou na manhã de hoje, 26/04/2022, no auditório Simão Pedro, a primeira reunião da Diretoria da Vice-Presidência de Relações Internacionais da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). Os gestores do Atricon para o biênio 2022-2023 foram eleitos em novembro de 2021, durante o II Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, e essa é a primeira oportunidade de se encontrarem para discutirem as ações norteadoras da Diretoria.

O conselheiro decano do TCEMG e um dos diretores da Vice-Presidência, Wanderley Ávila, expressou sua felicidade em receber os colegas depois de longo período e afirmou que eles estavam em ótimas mãos sob o comando do Vice-Presidente de Relações Internacionais da Atricon, Adircélio de Moraes. “O conselheiro Adircélio é daquele tipo de pessoa que costuma entregar o dever de casa antes do prazo, então, podemos esperar muito trabalho pela frente”, enfatizou.

O conselheiro Wanderley Ávila e c conselheiro Adircélio O conselheiro Adircélio falou da importância da primeira reunião e, não contradizendo o conselheiro Wanderley, destacou que a Atricon já “estabeleceu uma metodologia de trabalho com prazos e cronogramas rigorosos a serem cumpridos”. Adircélio salientou que dois objetivos da nova diretoria da Atricon são: 

• Promover uma maior integração entre os organismos de controle e o Sistema de Controle Externo Brasileiro para que as boas práticas já implantadas sejam disseminadas

• Obter maior engajamento dos Tribunais de Contas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Durante a reunião ficaram definidas 05 ações que serão priorizadas pelos diretores e os responsáveis por desenvolver cada uma delas. O conselheiro do TCEMG Wanderley Ávila, o conselheiro do Tribunal de Contas do Tribunal de Contas de Alagoas (TCE-AL) Otávio Lessa, e o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado Paraíba (TCE-PB) Fernando Catão ficaram responsáveis pelo monitoramento dos principais eventos realizados pelos organismos internacionais de controle.

O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande Do Sul (TCE-RS) Marco Peixoto e o conselheiro Otávio Lessa irão identificar as boas práticas internacionais para a divulgação do sistema dos tribunais de contas brasileiro. O conselheiro do Tribunal de Contas da Bahia Marcus Presídio ficará responsável pela criação do comitê técnico especializado no tema ODS enquanto o conselheiro do Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB), Fernando Catão ficará à cargo de implantar melhorias no site Atricon. Fechando a lista das ações que serão desenvolvidas prioritariamente na lista da Diretoria, ficou a apresentação do planejamento para a realização de eventos pela Atricon em conjunto com entidades internacionais de controle que ficou sob a resposabilidade do conselheiro Otávio Lessa.  

Além do conselheiro Wanderley Ávila, também integram a Diretoria da Vice-Presidência de Relações Internacionais da Atricon os conselheiros Fernando Catão (TCE-PB), Marco Peixoto (TCE-RS), Marcus Presídio (TCE-BA) e Otávio Lessa (TCE-AL). 


Thiago Rios Gomes / Coordenadoria de Jornalismo e Redação