Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Tribunal suspende licitação para encerramento de aterro sanitário proposta pelo Município de Araxá

03/09/2025

Araxá/MG. Fonte: Portal Minas

Nesta terça-feira (2/9), a Primeira Câmara do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) suspendeu, liminarmente, a licitação formulada pelo Município de Araxá na contratação de mão de obra para manutenção e encerramento de aterro sanitário em razão de irregularidade grave alegada na representação proposta pela Coordenadoria de Auditoria de Obras e Serviços de Engenharia do TCEMG.

A representante informou que os valores relativos à mão de obra para operação de maquinário na consecução do objeto foram incluídos em duplicidade. Isso quer dizer que, na formação do preço do maquinário, o custo da mão de obra já é incluído, conforme tabelas Sinapi. Todavia, o orçamento previu itens exclusivos de mão de obra para operação dos equipamentos, o que acarretaria um sobrepreço de R$2.413.555,68.

À vista disso, o conselheiro em exercício Telmo Passareli, relator do processo (Representação n. 1196223), considerando as informações constantes nas planilhas orçamentárias elaboradas pela licitante e, ainda, com base nos apontamentos da unidade técnico que apontou o superfaturamento na contratação em tela, decidiu pela suspensão imediata da Concorrência Eletrônica 15.006/2025, Processo Licitatório 72/2025, proposta pelo Município de Araxá. Além disso, determinou prazo de cinco dias para que a gestora comprove a suspensão do certame bem como comunique ao Tribunal.

 

 

Regina Kelles | Coordenadoria de Imprensa