Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Tribunal suspende obra de R$ 46 milhões em Mariana

15/05/2014

Arquivo TCEMG (13/03/14)A Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado (TCEMG) referendou, na sessão desta quinta-feira, 15 de maio, a suspensão da Concorrência 003/2014 da Prefeitura de Mariana, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, realizada para selecionar a empresa construtora do Centro Administrativo do município, uma obra estimada em R$ 46 milhões.

A decisão previne violações a direitos que seriam dificilmente reparadas após a abertura de propostas, que estava agendada para o dia 12. O Conselheiro Gilberto Diniz, relator do processo de Denúncia (nº 923.949) que gerou a suspensão, constatou que “a inércia do Tribunal, neste momento, pode frustrar a eficácia de sua atuação, razão pela qual se justifica a adoção de medida acautelatória de suspensão do certame”, argumentou.

O processo está paralisado há uma semana por suspeita de restrição à ampla competitividade em algumas exigências do edital. A prefeitura exigiu dos licitantes atestado para fornecimento e assentamento de poltronas, enquanto a Lei de Licitações (Lei 8666/93) permite esta cobrança apenas para parcelas relevantes dos serviços a serem prestados. “A Administração exigiu atestado de fonte luminosa, de fornecimento e instalação de poltronas e de catracas e execução de pintura de faixas com resina acrílica; serviços que, diante da expressividade da obra a ser realizada, são evidentemente irrelevantes”, explica o Conselheiro em seu despacho.