Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Tribunal suspende pregão eletrônico da Associação de Municípios do Médio Rio Grande

09/10/2024

Cidade de Passos, na região sul-mineira (imagem ilustrativa retirada da internet)

O Tribunal de Contas de Minas Gerais, na sessão da Segunda Câmara dessa terça-feira (08/10/24), confirmou a decisão do conselheiro Mauri Torres e suspendeu, cautelarmente, o Pregão Eletrônico n. 009/2024 (processo administrativo n. 042/2024), promovido pela Associação Pública dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (Ameg). A licitação consiste no “registro de preços de futura contratação de empresa especializada em locação de máquinas pesadas e caminhões para serem utilizados nas atividades de infraestrutura nos municípios consorciados”.

O TCE entendeu parcialmente procedente a denúncia apresentada pela W F Empreendimentos & Construções Divinense Eireli e concluiu, com base no relatório fornecido pela unidade técnica, “que não foram apresentados estudos de demanda, memórias de cálculo, ou quaisquer documentos que dessem suporte aos quantitativos de horas contratadas ou de quilômetros estimados por cada um dos municípios”, contrariando dispositivo da Lei nº. 14.133/2021.

Diante dessas inconsistências, entendeu a Corte de Contas que a suspensão é medida que se impõe para evitar graves danos ao serviço público. Assim, além de suspender o procedimento, determinou que não se firmem contratos dele decorrentes, sob pena de multa diária de R$1.000,00, até o limite de R$10.000,00, sem prejuízo da adoção de outras medidas legais cabíveis. Fixou o prazo de 05 dias úteis para que o presidente da Ameg, Rafael Henrique da Silva Freire, e a presidente da Comissão de Contratação, Laila Cristina Pereira, responsáveis pela elaboração do edital, comprovem, nos autos, a adoção da medida ordenada, mediante publicação do ato de suspensão do procedimento licitatório, na fase em que se encontrar. Em caso de revogação ou anulação do processo, determinou ainda a Corte mineira que seja comunicada, no prazo de 48 horas.


 Denise de Paula / Coordenaodoria de Jornalismo e Redação