Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Turma de Ciências Contábeis do UNI-BH visita o Tribunal de Contas

03/05/2017

O grupo de futuros contadores acompanhou a 10ª sessão ordinária do Tribunal Pleno (Foto: Karina Camargos Coutinho)Por meio do Programa Conhecer, que promove a visitação do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), uma turma do curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário de Belo Horizonte (Uni-BH) visitou o Tribunal hoje (3/5). O Conhecer tem como objetivo receber estudantes de todo o Estado por meio de visita orientada e será ampliado este ano com a recepção de professores e visitas às escolas.

O grupo de futuros contadores acompanhou a 10ª sessão ordinária do Tribunal Pleno; conheceu as dependências da Central Suricato de Fiscalização Integrada, Inteligência e Inovação e ouviram uma explicação da diretora Milena de Brito sobre como funciona a fiscalização das contas públicas. Os alunos se interessaram pelo tema e fizeram perguntas à diretora sobre fraudes em licitações.

A aluna Glaucia Cecilia, de 25 anos, disse que a visita foi muito interessante (Foto: Karina Camargos Coutinho) A aluna Glaucia Cecilia, de 25 anos, disse que a visita foi muito interessante (Foto: Karina Camargos Coutinho)Em seguida, o grupo assistiu à palestra do servidor do TCEMG, Gustavo Vidigal, que falou sobre a história e a atuação do Tribunal de Contas mineiro. Logo após, eles se dirigiram ao memorial conselheiro Eduardo Carone Costa, situado no térreo do edifício sede e lá conheceram a história do Controle de Contas em Portugal e no Brasil, por meio da exposição Casa de Contos. A visita finalizou na biblioteca do Tribunal.

Para a aluna Glaucia Cecilia, de 25 anos, a visita foi muito interessante. “Muito legal conhecer o Tribunal de Contas! Eu não tinha conhecimento de muita coisa, e está sendo importante conhecer de perto o Tribunal, do que só simplesmente ouvir falar”, afirmou a estudante que já trabalha na área da Contabilidade.

O professor que trouxe a turma, Rogerio Teixeira, disse que ficou sabendo do Projeto Conhecer por meio de outros colegas professores e que tem observado que o retorno é bom (Foto: Karina Camargos Coutinho)O professor que trouxe a turma, Rogerio Teixeira, disse que ficou sabendo do Projeto Conhecer por meio de outros colegas professores e que tem observado que o retorno é bom. “Esta visita é bem positiva para estes alunos, principalmente por causa da profissão deles (contadores). Durante o curso, eles têm poucas oportunidades para a questão da discussão da área pública”, ponderou o docente. Teixeira conta que esta é a quarta vez que ele traz alunos ao Tribunal. Nas outras vezes, ele trouxe alunos da Gestão Pública.


Karina Camargos Coutinho / Coordenadoria de Jornalismo e Redação