Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

V Encontros Nacional dos TCs reúne em Cuiabá 34 Tribunais de Contas e Ministérios Públicos de Contas do Brasil

24/11/2016

A solenidade de abertura do V Encontro Nacional dos Tribunais de Contas na noite do dia 22 de novembroIniciada nesta terça-feira (22/11) a 5ª edição do Encontro Nacional dos Tribunais de Contas, organizado pela Associação dos Membros de Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), com o apoio do Instituto Rui Barbosa (IRB) e outras entidades do sistema. Durante a solenidade de abertura, o presidente do IRB, conselheiro Sebastião Helvecio afirmou que este encontro, cujo tema é “a construção da excelência institucional”, anuncia-se promissor devido aos resultados que os tribunais de contas brasileiros estão entregando à sociedade, destinatária final das nossas ações. O presidente da Atricon, Valdecir Pascoal e o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Mato Grosso (TCEMT), conselheiro Antonio Joaquim, também participaram da cerimônia.

Valdecir Pascoal (TCE-PE) apresentou os principais desafios a serem enfrentados ao longo dos próximos anos, como a ampliação da efetividade das ações de controle externo no sentido de cumprir os ditames da Constituição Federal de 1988 e, ao mesmo tempo, o fortalecimento das instituições de fiscalização em prol do combate à corrupção sistêmica instalada no país.

O presidente do TCE mineiro, conselheiro Sebastião Helvecio ao lado da diretora-geral do TCEMG, Raquel SimõesNo segundo dia do encontro, que prevê o debate técnico sobre o aprimoramento dos tribunais de contas, o conselheiro Sebastião Helvecio presidiu o “Painel TCs e educação: o desafio do Plano Nacional de Educação (PNE)” e parabenizou os integrantes do Grupo de Trabalho que apresentaram relatório contemplando as recomendações aos TCs para uma atuação propositiva na fiscalização das metas e estratégias previstas no PNE, de modo a contribuir para a garantia do direito fundamental à educação como também para que o PNE se consolide como uma política de Estado.

A seguir, o “Seminário de Boas Práticas dos TCs” com ênfase no compartilhamento e difusão dos resultados da aplicação do Marco de Medição do Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD-TC), realizada em 2015.

A diretora-geral do TCEMG, Raquel Simões, apresentando o trabalho

Foram apresentadas 16 boas práticas, que serão lançadas em plataforma web, no site da Atricon, para disseminação e compartilhamento. Entre as selecionadas, a Política de Fiscalização Integrada, cujos preceitos (origem, normativos, status atual, resultados alcançados e possibilidades futuras) foram apresentados pela diretora-geral do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) Raquel Simões, que destacou como o Suricato impacta positivamente as ações de fiscalização, de acompanhamento e avaliação de políticas públicas; de transparência e de orientação.

O V ENTC está sendo transmitido pelos sites do ENTC (www.entc2016.atricon.org.br) e TCE-MT (www.tce.mt.gov.br). Acesse.