Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Vice-presidente destaca importância das APACs em evento sobre gestão financeira das entidades

24/09/2024

Vice-presidente Durval Ângelo participa de evento da Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados - foto: Vinícius Dias
O Tribunal de Contas mineiro sedia, entre os dias 24 e 26/09, o evento “Diretrizes e ferramentas para a gestão financeira das APACs”, realizado pela Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC). O vice-presidente do TCEMG, conselheiro Durval Ângelo, comandou a mesa de abertura do evento, ao lado do presidente do conselho de Administração da FBAC, Tomáz de Aquino Resende. A APAC - Associação de Assistência aos Condenados - é uma entidade jurídica, sem fins lucrativos, que visa recuperar o preso, socorrer as vítimas, proteger a sociedade e promover a justiça restaurativa.
 
O conselheiro Durval Ângelo iniciou sua fala contando uma história aos participantes. Certa vez, um pequeno garoto, que vivia em sua comunidade indígena, não quis ir mais à escola da cidade. Questionado pelo seu avô, disse que enfrentava bullying de algumas crianças. Então, seu avô o colocou no colo e disse ao neto que, dentro de todo ser humano, moram dois cães: um bom e outro mal. O neto questionou ao avô qual cão “vence essa luta dentro de nós”, que prontamente respondeu: vence aquele cão que alimentamos mais e melhor. 
 
“Essa história é uma síntese do que é o trabalho desenvolvido pelas APACs. O princípio fundamental dessas instituições é saber que esses cães estão dentro de nós”, destacou o conselheiro. Durval lembrou que as instituições trabalham com recursos públicos, que devem ser bem aplicados e geridos de forma transparente. Ele lembrou que esse é o quarto evento de capacitação em parceria entre TCEMG e FBAC, com o objetivo de melhorar, cada vez mais, o serviço prestado. “Só em Minas, são 46 APACs com convênio com o poder público”, ressaltou.
 
O presidente da FBAC, Tomáz de Aquino, ressaltou a relevância das qualificações e capacitações para as administrações das APACs, destacando a evolução na transparência e profissionalização das gestões nos últimos anos. Ele reforçou, ainda, a importância das boas relações entre o poder público, o mercado privado e a sociedade civil organizada para a melhoria das questões socioambientais do país.
 
Participaram da mesa de abertura do evento, ainda, Murilo Oliveira, secretário de Estado de Administração Penitenciária do Maranhão, Leonardo Bicalho, defensor público da Coordenadoria Estratégica do Sistema Prisional de Minas Gerais, coronel Edgar Estêvão da Silva, secretário de Estado Adjunto de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais, Tatiana Souza, diretora-geral da FBAC, Valdeci Ferreira, diretor do CIEMA, Ari de Jesus, diretor de Gestão e Controle da FBAC, e Roberto Donizetti, diretor de Metodologia da FBAC.
 
Painel
 
Na quarta-feira (25/09), pela manhã, o conselheiro Durval Ângelo e seu assessor, Gustavo Vidigal, irão palestrar no painel que versará sobre processos e decisões do Tribunal de Contas acerca das gestões das APACs. Veja, abaixo, fotos da abertura do evento.
 
 

Ferramentas para gestão financeira das APACS

 
 

Lucas Borges / Coordenadoria de Jornalismo e Redação