Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Vice-presidente do TCE defende 'equilíbrio entre tecnologia e valores humanos' em evento da Agência Brasileira de Inteligência

12/09/2024

Fotos: Daniele Fernandes

O vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) conselheiro Durval Ângelo discursou a favor do equilíbrio entre a inovação tecnológica e os valores humanos fundamentais, na abertura dos debates “Desafios da Inteligência Artificial”. O evento é promovido pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin) nesta quinta-feira (12), no auditório Vivaldi Moreira do TCEMG e contou com participantes dos quatro estados que compõem o Sudeste brasileiro.

 

Em seu pronunciamento, Durval Ângelo chamou a atenção para que o desenvolvimento e a aplicação da inteligência artificial sejam pautados pela “ética e pela responsabilidade”, de modo que a exploração deste recurso tecnológico mantenha a “dignidade da experiência humana”.

 

“Nesse contexto, é imperativo manter um foco constante dos valores humanos, essenciais como ética, justiça e dignidade à medida que navegamos por esse território complexo e repleto de possibilidades. Ao fazê-lo, podemos aspirar um futuro em que a inteligência artificial não apenas amplie nossas capacidades, mas também enriqueça nossa compreensão do que significa ser humano”, defendeu o conselheiro.

 

Ainda em seu discurso, Durval Ângelo afirmou que a inteligência artificial deve ser usada para promover diversidade, inclusão, investir em educação e capacitação, além de fomentar a colaboração global.

 

“Podemos assegurar que inteligência artificial seja uma força para o bem e reflita os valores humanos fundamentais. Juntos podemos moldar o futuro, onde a tecnologia e humanidade coexistam em harmonia, impulsionando o progresso e a prosperidade para todas as pessoas em todos os lugares”, afirmou.

 

Ao longo de todo o dia haverá três debates, com os temas: “Contextos da IA e a Transformação Digital”, “Impactos da Inteligência Artificial” e “Ética, governança e regulação da Inteligência Artificial”.

 

Presenças - A abertura do evento contou com a presença do diretor-adjunto da Abin, Marco Cepik, do presidente do gabinete integrado de segurança das eleições 2024, desembargador Paulo de Tarso Tamburini, do juiz auxiliar do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Paulo José Rezende Borges, e do controlador-geral do Estado de Minas Gerais, Rodrigo Fontenele.

Veja, abaixo, as fotos do evento.

 

Encontro Sisbin Sudeste - Desafios da Inteligência Artificial

 


Felipe Jácome/Coordenadoria de Jornalismo e Redação