Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Vice-presidente e servidora do TCEMG recebem Medalha da Inconfidência

25/04/2016

O vice-presidente Cláudio Terrão recebeu a Medalha de Honra do governador Fernando Pimentel (Foto: Veronica Manevy)O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, homenageou com a Medalha da Inconfidência, o vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), Cláudio Terrão, e a chefe de gabinete da conselheira Adriene Andrade, Bernadete Aguiar. O presidente do Tribunal de Contas dos Munícipios da Bahia (TCM-BA), Francisco Netto, também recebeu a comenda, por indicação do presidente do TCEMG, conselheiro Sebastião Helvecio, que compôs a mesa de honra do evento, na quinta-feira, 21/04, em Ouro Preto (MG). A comenda, maior honraria concedida pelo Estado de Minas Gerais, foi entregue a 148 personalidades que contribuíram para o desenvolvimento de Minas Gerais e do Brasil.

A chefe de gabinete Bernadete Aguiar recebeu a Medalha da Inconfidência do vice-governador Antônio Andrade (Foto: Marcelo-Santanna)Criada em 1952, pelo governador Juscelino Kubitscheck, a Medalha da Inconfidência possui quatro designações: Grande Colar, Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência. Entre os homenageados estão médicos, professores, advogados, atletas, professores, empresários, artesãos, ministros e secretários de Estado, parlamentares, integrantes do Judiciário e do Ministério Público. O vice-presidente Cláudio Terrão foi homenageado com a medalha de honra, o procurador geral Daniel Guimarães e a chefe de gabinete Bernadete Aguiar foram indicados a receber a Medalha da Inconfidência porém o procurador não pode comparecer à cerimônia. O presidente do TCM-BA, Francisco Netto, recebeu a Grande Medalha.

Cerca de três mil pessoas participaram a cerimônia. Mantendo a tradição do dia 21 de abril, a capital do Estado foi transferida para Ouro Preto após decreto do governador Fernando Pimentel. A cidade foi a capital mineira entre 1823, quando o Estado ainda era uma província, até 1897. Recebido com honras militares na Praça Tiradentes, o governador passou em revista a tropa formada após a execução do Toque de Presença. 

O presidente Sebastião Helvecio acompanhado das desembargadoras, Juliana Horta (esq) e Alice Birchal (dir), e dos professores, José Luiz Borges (esq) e Joaquim Salgado (dir)

 


Thiago Rios Gomes / Coordenadoria de Jornalismo e Redação