Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Visitantes de Moçambique se despedem do TCEMG com palestra do conselheiro Sebastião Helvecio

09/03/2020

Delegação do Tribunal Administrativo de Moçambique se despede do TCEMG

Na tarde da última sexta-feira, 06/03/2020, o conselheiro Sebastião Helvecio encerrou a série de palestras que marcaram a visita de auditores do Tribunal Administrativo de Moçambique, ocorrida no decorrer da semana. Seu tema foi o controle externo dos tribunais de contas e a análise de dados, e ele analisou três casos em que a tecnologia e o controle externo atuaram em conjunto: a malha eletrônica do TCEMG para compra de medicamentos em Minas Gerais; a política de moradias sociais na França; e o “Céu Único”, sobre a administração do espaço aéreo da Europa.

O conselheiro também explanou sobre o que seria, para ele, a auditoria do futuro e afirmou que “a gente não precisa ter medo que as novas tecnologias venham a acabar com o nosso emprego”. Para ele, o uso do Big Data, tecnologia para tratamento de grande volume de dados, é irreversível. Entretanto, afirmou que os humanos têm características que computador algum vai tirar, como a liderança, o trabalho em equipe, o uso da criatividade e as habilidades sociais. “Somos melhores em empatia, em entender o contexto, em adaptar nossas habilidades a diferentes situações e temos pensamento crítico”, explicou.

Sebastião Helvecio acrescentou que, durante muito tempo, “os tribunais de contas ficaram presos à ideia de conformidade, mas hoje nós podemos quebrar os paradigmas e, a partir do nosso conhecimento, produzir um novo olhar sobre a atuação de controle”. O conselheiro citou, como exemplo de trabalhos realizados pelo TCEMG, o uso do banco de dados da nota fiscal eletrônica para a verificação de compras públicas de medicamentos, e o Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM). Lembrou que esta é uma ferramenta para comparar o desempenho da gestão dos munícipios em sete dimensões: planejamento, gestão fiscal, saúde, meio ambiente, educação, proteção das cidades, tecnologia da informação e sustentabilidade.

Os seis representantes do Tribunal Administrativo de Moçambique, que estiveram em visita técnica ao TCEMG entre os dias 5 e 6 de março, são: Moisés Amaral (líder da delegação), Juma Amisse, Maurício Braga, José Paulo Manhiça, Rosária Chingora e Vilma Pessa.

Veja abaixo o álbum da visita ao TCEMG

Visita técnica - Tribunal Administrativo de Moçambique

Alda Clara - Coordenadoria de Jornalismo e Redação do TCEMG