Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Wanderley Ávila recebe título de cidadão honorário de Belo Horizonte

25/06/2024

Conselheiro recebe título de cidadão honorário de Belo Horizonte - foto: Vinícius Dias
O conselheiro Wanderley Ávila é o mais novo cidadão honorário de Belo Horizonte. Ele recebeu a honraria em cerimônia emocionante, na noite desta segunda-feira (24/06/24), na Câmara Municipal de Belo Horizonte, em solenidade que contou com a presença de familiares, amigos e autoridades dos meios político, jurídico, do controle externo e da sociedade civil. 
 
Em seu discurso, Ávila relembrou sua trajetória de vida, desde a infância, passando pelo magistério e depois pela vida pública. “Aos muitos que ombrearam comigo a estrada, sou grato e até mesmo a alguns que não partilharam da minha caminhada devo agradecer pois, de alguma forma, podem ter me mostrado atalhos que desconhecia. Sou grato especialmente a Deus, nosso Grande Arquiteto do Universo, que sempre dirigiu a minha vida. Sou grato à minha família, especialmente aos meus saudosos pais, “Seu Vivico”, militar, e dona Conceição, eterna professora que guiou a vida não só dos seus filhos, mas de muitos alunos e amigos que tiveram a ventura de com ela conviver. Enfim, sou grato a todos que fizeram parte da minha jornada”.
 
Ávila ainda destacou a importância de sua família. “Mas, a vida é a arte do encontro. E nesse encontro de almas, ainda como professor lá na nossa Várzea da Palma, conheci aquela que viria a ser minha parceira de toda a vida, minha querida esposa Mariza. E lá já se vão 48 anos de união amorosa que geraram nossas filhas Carolina, Paula e Juliana, além dos netos Benício e Arthur. Posso hoje afirmar com certeza que se não fosse pelos incentivos, pelo apoio, pela presença em minhas decisões, provavelmente não estaria aqui, agora, sendo agraciado com tamanha honraria”.
 
O título de Cidadania Honorária de Belo Horizonte foi concedido ao conselheiro Wanderley Ávila pelo vereador Professor Claudiney Dulim, e aprovado por unanimidade no legislativo belorizontino. “Ao homenagear Wanderley Ávila, essa Casa, nesse gesto, traduz o mais puro sentimento da população de Belo Horizonte, ao recebê-lo como filho honorário da capital das montanhas”, destacou o vereador. 
 
O presidente do TCEMG, conselheiro Gilberto Diniz, foi escolhido como orador das autoridades presentes à homenagem. “Sua dedicação ao trabalho é o que eu quero destacar nesta noite festiva. O seu comprometimento ímpar com os princípios da equidade, justiça e proteção dos direitos individuais e coletivos. [...]. Todos aqui somos testemunhas, em tempos diferentes, de que Wanderley Ávila sempre trabalhou, nas diversas frentes que assumiu, para aprimorar os serviços públicos prestados a todos os cidadãos mineiros”, concluiu.
 
Compuseram a mesa de honra da solenidade, ainda, o procurador-geral de Justiça do MPMG, Jarbas Soares Júnior, o advogado-geral do Estado, Sérgio Pessoa (representando o governador Romeu Zema), o presidente do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais, desembargador Jadir Silva, o procurador-geral do MPCMG, Marcílio Barenco, o diretor de Recursos Humanos da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel-PM Neyton Rodrigues (representando o comandante-geral da PMMG, Coronel PM Rodrigo Piassi), e o ex-vereador Ronaldo Gontijo. O governador Romeu Zema, o ministro do TCU, Antonio Anastasia, o comandante-geral da PMMG, Rodrigo Piassi, e o amigo de infância, Sebastião Oliveira, enviaram vídeos com mensagens ao conselheiro.
 
Entre as dezenas de autoridades presentes estavam o vice-presidente do TCEMG, conselheiro Durval Ângelo, o conselheiro em exercício, Telmo Passareli, os conselheiros substitutos Adonias Monteiro e Licurgo Mourão, além dos procuradores do MPCMG, Daniel Guimarães e Maria Cecília Borges, e do conselheiro do TCE/SC, Wilson Wan-Dall. 
 
O ex-ministro Henrique Hargreaves deixou uma mensagem ao conselheiro. “Agradeço sensibilizado o convite para a entrega do título de cidadão honorário de Belo Horizonte ao Conselheiro Corregedor do Tribunal de Contas de Minas Gerais, Wanderley Ávila, à qual infelizmente não poderei comparecer por motivo de força maior. Quero externar os meus cumprimentos pela feliz iniciativa do Vereador Professor Claudiney Dubim concedendo esse honroso e merecido título a uma personalidade política que enobrece o nosso Estado de Minas Gerais pelos serviços prestados, seja como Deputado Estadual ou como Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, além da figura humana admirável traduzida pelo círculo de amizade que desfruta na sociedade belorizontina, que se sente orgulhosa em recebê-lo no seu seio”.
 
Biografia
 
Natural de Joaquim Felício, no centro norte de Minas, Wanderley Ávila cresceu em Várzea da Palma e Diamantina. Chegou à capital mineira em 1968, para concluir o ensino médio. Formou-se em Letras pela PUC Minas em 1972. Retornou à Diamantina para exercer o magistério. Após formar-se em Direito pela Unimontes, em Montes Claros, e ser diretor de escola em Pirapora, Ávila se elegeu prefeito da cidade do Norte de Minas para um mandato entre 1983 e 1988. Em seguida, se elegeu deputado estadual, regressando à Belo Horizonte, onde vive desde 1990. 
 
Wanderley Ávila foi deputado por quatro mandatos consecutivos, permanecendo na ALMG entre 1991 e 2004, quando assumiu o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas de Minas Gerais. Decano da Corte de Contas, Ávila completará, em 30 de setembro, 20 anos no TCEMG, instituição que presidiu por duas vezes. 
 
Para ver a íntegra do discurso do conselheiro Wanderley Ávila, clique aqui
 
Veja, abaixo, a reportagem da TV TCE sobre a cerimônia.
 
 

 
 
E veja, abaixo, as fotos da solenidade.
 
 

Wanderley Ávila recebe título de cidadão honorário de Belo Horizonte

 

Lucas Borges / Coordenadoria de Jornalismo e Redação