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Webinário discute importância de tribunais de contas no ensino

28/08/2020

Educação é um tema que merece sempre ser discutido, principalmente se a intenção é ampliar e melhorar o ensino que chega aos alunos. E esse foi o objetivo do webinário realizado hoje, 28 de agosto, pelo Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede) e o Instituto Rui Barbosa, por meio do seu Comitê Técnico da Educação (CTE-IRB), pelo canal do YouTube CTE-IRB.

O ponto de partida do evento foi o estudo “Planejamento das redes de ensino para a volta às aulas presenciais: saúde, permanência e aprendizado”, apresentado pelo diretor-fundador da Interdisciplinaridade, Ernesto Faria. O trabalho aponta informações que podem ser necessárias para o momento em que as aulas presenciais voltarem, quais serão as prioridades e como se organizar para fazer isso acontecer.

Desde março deste ano, a maioria das instituições de ensino do Brasil está sem a realização de aulas devido a pandemia do Covid-19. O Presidente do CTE-IRB, o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul, Cezar Miola, ressaltou que sempre houve problemas no saneamento, educação e em outras áreas sociais, porém o coronavírus surpreendeu todo mundo e mudou para pior a realidade do país. Miola falou que as dificuldades geradas pelo vírus não serão resolvidas de forma imediata, já que há uma redução nas receita arrecadas pelos municípios. “Diante do ponto de vista dos órgãos de controle, nós temos que continuar atuando pro-ativamente, em regime de colaboração e de articulação, ajudando a construir soluções que ofereçam segurança jurídica aos administradores e, em particular, aos gestores educacionais”, disse.

Para o auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas do Piauí, Gilson Araújo, a aproximação dos tribunais de contas com os gestores políticos é “imprescindível”. “Seja para dar uma segurança para os gestores, seja para que os órgãos de controle possam desempenhar as funções fiscalizatórias e pedagógicas de uma forma mais efetiva, em um momento de tantas incertezas”, destacou. Araújo ainda garantiu que a criação de uma rede de apoio entre órgãos diretamente ligados à educação, para troca de dados, é importante.

O Tribunal de Contas do Piauí é um dos órgãos que aderiu o programa “Na Ponta da Lápis”, criado pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG). As duas instituições assinaram um acordo de cooperação técnica em fevereiro de 2019. Dois meses depois, uma equipe do TCE de Minas visitou a Corte de Contas nordestina para capacitar os servidores de lá. Algum tempo depois o TCE-PI lançou o aplicativo “Piauí na ponta do lápis”, seguindo o modelo do app mineiro, que tem o objetivo de fomentar a fiscalização de escolas por meio de alunos, professores, servidores, gestores e da comunidade em geral.

O secretário adjunto de Educação da Bahia Danilo de Melo Souza afirmou que na última década os tribunais de contas têm “discutido muito as questões de inclusão, qualidade, equidade educacional” e ressaltou a importância desse comportamento para o desenvolvimento social.

O evento, que foi mediado pelo pesquisador da Iede, Vinicius de Moraes, é uma continuação do projeto “A Educação não Pode Esperar”, realizou em junho de 2020. Entre os participantes, estavam servidores e funcionários de organizações de ensino, órgãos de controle externo, como tribunal de contas, e gestores educacionais.
O programa estuda ações para minimizar os impactos negativos à educação em razão das ações de enfrentamento ao novo coronavírus e debater sobre o ensino remoto, distribuição de alimentos aos estudantes e planejamento para voltar às aulas.

Após as apresentações, foi aberto um debate entre o diretor da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, Fiocruz, Hermano Castro; a professora da rede pública há 34 anos, especialista em Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, Mara Mansani; a secretária de Educação de Crateús, no Ceará, Luiza Aurelia dos Santos; e a cofundadora e consulta institucional do Conhecimento Social, Ana Lúcia Lima; para troca de experiências e enriquecer o debate com pluralidade de visões, trazendo análises de especialistas sobre principais desafios do retorno às aulas presenciais.


Fred La Rocca | Coordenadoria de Jornalismo e Redação