Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Zema e prefeitos de BH e Contagem declaram apoio ao Plano de Governança para despoluir Lagoa da Pampulha

30/07/2024

Foto: Lucas Machado

O governador Romeu Zema e os prefeitos de Belo Horizonte, Fuad Noman, e de Contagem, Marília Campos, oficializaram suas participações no Plano de Governança elaborado  em conjunto com a equipe técnica das duas prefeituras e de órgãos como o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) e Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (ARMBH) , com o objetivo de dar início às ações de despoluição da Lagoa da Pampulha.

O encontro, aberto pelo presidente do Tribunal de Contas do Estado de M9inas Gerais (TCEMG), conselheiro Gilberto Diniz, aconteceu na manhã desta terça-feira (30) e foi conduzido pelo relator da auditoria da Lagoa da Pampulha, conselheiro Cláudio Terrão e acompanhando também pelo vice-presidente da Corte de Contas, conselheiro Durval Ângelo.



Durante a reunião, técnicos do TCE mineiro explicaram às autoridades presentes as principais metas dos comitês de governança e de gestão para o desenvolvimento de ações de recuperação e despoluição da lagoa.


O governador Romeu Zema elogiou a iniciativa do Tribunal de Contas em reunir os principais responsáveis pelas ações de recuperação do local e se colocou à disposição de participar de forma ativa do grupo de trabalho. Romeu Zema destacou inclusive a necessidade de destinar recursos para dar início à despoluição de um dos principais cartões postais do país.


“Nós temos o maior interesse de participar [do Plano de Governança]. Como eu falei no início, a lagoa poderia ser um local muito mais atrativo em termos turísticos, em termos de prática esportiva, como já foi há 50, 60 anos [...] O que nós queremos é solucionar e, aquilo que depender do Governo do Estado, estamos à disposição. Queremos participar naquilo que estiver ao nosso alcance, porque sabemos da importância da lagoa e que os benefícios dessa limpeza serão muitos. Com uma lagoa limpa a cidade só tem a ganhar, Minas Gerais só tem a ganhar e, para nós mineiros seria um orgulho”, enfatizou o Governador. 


O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman, também declarou apoio ao projeto de governança do TCE e defendeu a despoluição da lagoa. “Tem todas as possibilidades de o projeto dar certo, a prefeitura de Belo Horizonte tem toda disposição em trabalhar em conjunto com Contagem. Belo Horizonte precisa do apoio e da ajuda do Governo do Estado e do Tribunal de Contas, nós precisamos disso para transformar a Lagoa da Pampulha num lugar mais atrativo”, afirmou o prefeito. 


Ao se pronunciar, Marília Campos, prefeita de Contagem, pediu a presença, no grupo de trabalho, da Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae) e também reforçou o seu apoio e participação nas discussões. “A gente vem desenvolvendo ações para tirar esgoto dos córregos, porque são eles que levam esgoto para a lagoa, mas pela primeira vez a gente tem uma ação integrada, e o que estamos discutindo aqui é essa necessidade de ações integradas para termos mais eficácia”, defendeu a prefeita.
 

Confira as fotos da reunião
 

Reunião para tratar sobre a despoluição da Lagoa da Pampulha


Felipe Jácome/Coordenadoria de Jornalismo e Redação