Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

TCE e MPE assinam acordo para intensificar fiscalização

20/09/2011

O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais e o Ministério Público do Estado assinaram no dia 21 de setembro, quarta-feira, na sede do MPE, um Termo de Cooperação Técnica com o objetivo de facilitar e agilizar o fornecimento de documentos, dados e informações, para gerar maior consistência e qualidade nos procedimentos de fiscalização dos atos da Administração Pública Estadual e Municipal.

Pelo novo instrumento, o TCE disponibilizará dados técnicos e documentos de processos que tramitam na Corte e ainda promover inspeções e exames de dados para dar suporte ao MPE nas matérias que envolvam a proteção do patrimônio público estadual e municipal, em ações conjuntas.

Já o Ministério Público fica encarregado de elaborar estudos ou propor medidas e diretrizes que contribuam para o constante aperfeiçoamento dos procedimentos de fiscalização, bem como, solicitar o envio de dados técnicos e documentos de processos que tramitam no Tribunal de Contas que possam resultar em determinações aos órgãos da Administração Pública ou na responsabilização penal, civil e administrativa de agentes públicos.

Para o Presidente do TCE, Conselheiro Antônio Carlos Andrada, o novo acordo com o MPE “vai reforçar o poder de fiscalização das duas instituições, promovendo o combate à corrupção e à má utilização dos recursos e do patrimônio públicos”. “Estaremos racionalizando recursos financeiros e operacionais para potencializar as ações de controle” – conclui.

O Procurador-Geral do MPE, Alceu José Torres Marques, disse que “este é um momento muito frutífero para as duas instituições, pois encurta o caminho para uma fiscalização profícua que contribua para a correta aplicação dos recursos públicos”.

De acordo com o Procurador-Geral do MP junto ao TCEMG, Glaydson Massaria, “em nenhum lugar do País existe uma conduta semelhante a essa e a atuação dessas duas instituições em conjunto vai produzir resultados incomparáveis”.

Estiveram presentes também à solenidade de assinatura do acordo, os conselheiros Sebastião Helvecio e Cláudio Terrão; os auditores Gilberto Diniz e Hamilton Coelho; e o Chefe de Gabinete da Presidência, Lewer Amorim. Pelo Ministério Público, acompanharam a reunião o Procurador-Geral Adjunto Administrativo, Carlos André; o Coordenador CAO-PP, Promotor de Justiça Leonardo Duque Barbabela; o Coordenador do CEAT, Promotor de Justiça Edson de Resende Castro; e o Diretor do CEAF, Promotor de Justiça Rogério Filippetto.