Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Assessor ministra palestra no II Congresso Mineiro de Vereadores

20/03/2012

O Assessor do Conselheiro Mauri Torres, Marconi Augusto F. de C. Braga, proferiu palestra acerca do tema “Autonomia dos Poderes: a responsabilidade financeira do Legislativo sobre suas contas para fins do cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal – PLP 074/2011” no II Congresso Mineiro de Vereadores. O evento foi realizado no Dayrell Hotel, em Belo Horizonte, nos dias 14 e 15 de março. As alterações propostas no Projeto de Lei Complementar n° 074/2011, que dispõe sobre as exigências para a realização de transferências voluntárias, por meio de acréscimo do § 4º ao artigo 25 da Lei de Responsabilidade Fiscal, foram destacadas na palestra.

Marconi expôs aos vereadores que a proposta visa desvincular o Executivo municipal da responsabilidade financeira do Legislativo municipal em razão da inadimplência das câmaras de vereadores junto ao Instituto Nacional de Seguridade Social - INSS. Esse não cumprimento de obrigações fiscais faz com que o município seja considerado inadimplente e, consequentemente, fica impossibilitado de receber transferências voluntárias, nos termos da redação atual do artigo 25 da LRF.

Ao final, ressaltou que, com a aprovação da referida proposta, as exigências de comprovação para a realização de transferências voluntárias alcançarão apenas a relação entre o Poder Executivo que requer a transferência e o ente federado transferidor. E também citou jurisprudência da Justiça Federal em que o município não deve ser penalizado pelo descumprimento de obrigações principais e acessórias da Câmara Municipal (AGTR 98.543. 4ª Turma. DJe: 12/11/2009 e AGTR 87.138. 3ª Turma. DJe: 17/07/2009).

No evento também foram debatidos temas como “O poder dos vereadores nas Eleições 2012 X Competências e atribuições – Fiscalização das verbas públicas e orçamento”;  “As comissões parlamentares de inquérito e o controle da administração pública -  Poderes e limitação em face do ordenamento jurídico”; “O veto e as relações de poder entre Executivo e Legislativo – Escola do Legislativo”; “A repercussão da EC 58 nos Legislativos Municipais: cenário futuro para os municípios – Repasse às câmaras”;  “Marketing político nas eleições para o Legislativo Municipal” e “Condutas vedadas aos agentes públicos e políticos em ano eleitoral”.