Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

TCE homenageia novos procuradores do MP

21/03/2012



O Tribunal de Contas do Estado promoveu, na tarde desta quarta-feira, dia 21, uma solenidade em homenagem aos seus novos procuradores. Aprovados em concurso público homologado em 2008, os procuradores (da direita para a esquerda) Marcilio Barenco Correa de Mello, Elke Andrade Soares de Moura e Silva, Cristina Andrade Melo e Daniel de Carvalho Guimarães passam a integrar a equipe de procuradores do Ministério Público que atuam junto ao TCEMG.

Marcilio Barenco, Elke Andrade e Cristina Melo foram empossados em dezembro, enquanto Daniel Guimarães assinou o termo de posse nesta quarta-feira mesmo. Agora, o MP passa a contar com sete procuradores, como prevê a Lei Complementar 108/2009, o que, segundo o Presidente do TCEMG, Conselheiro Antônio Carlos Andrada, faz com que o Órgão possa desempenhar ainda com mais eficiência e eficácia as suas funções, reduzindo as demandas existentes hoje. “O Tribunal de Contas tem uma série de atribuições e sempre me preocupou dotá-lo de instrumentos que pudessem dar esse suporte para que elas fossem desempenhadas de forma exitosa”, disse ele.

O Presidente ressaltou ainda a competência dos novos procuradores que, apesar de jovens, trazem para o TCEMG uma grande experiência. “O Tribunal ganha em qualidade porque o Ministério Público de Contas passa a estar completamente integrado por jovens de excelente nível acadêmico e currículos invejáveis”, completou Antônio Carlos Andrada. A competência dos novos procuradores foi lembrada também pelo Governador. “Tenho certeza, pela sabedoria e preparo destes jovens, que serão eficientes nas suas funções e atribuições”, reforçou Anastasia.

O Procurador-Geral do MPC, Glaydson Massaria, enalteceu a chegada dos novos procuradores. “Conseguimos, nos últimos dois anos à frente do MPC, inúmeras conquistas, graças ao empenho de toda a equipe e à cooperação dos conselheiros”, afirmou. Em nome dos homenageados, o Procurador Marcilio Barenco também lembrou a competência e qualidade de cada um dos seus colegas que passam a integrar agora o quadro do MPC junto ao Tribunal de Contas.

A solenidade foi prestigiada pelo Governador Antonio Anastasia; pelo Presidente do Tribunal de Contas do Estado, Conselheiro Antônio Carlos Andrada; pelo Procurador-Geral Glaydson Santos Massaria; pelo Deputado Estadual Sebastião Costa, representando a Assembleia Legislativa de Minas Gerais; pelo Presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Léo Burguês; pelo Auditor-Chefe do Município de Belo Horizonte, Milton de Souza Júnior, representando o prefeito; pelo Desembargador Alvimar de Ávila, representando o Tribunal de Justiça de Minas Gerais; pela Presidente da Associação Nacional dos Ministérios Públicos de Contas e Procuradora-Geral do Amazonas, Evelyn Freire de Carvalho; pelo Presidente da Assembleia dos Procuradores-Gerais e Procurador-Geral do Rio Grande do Sul, Geraldo Costa, e pelo Comandante da Polícia Militar de Minas Gerais, Coronel Márcio Martins Santana, além de outras autoridades.

Espaço Ministerial

Na mesma solenidade, foi inaugurado o Espaço Ministerial Álvaro Gabriel de Ávila Júnior, onde passa a funcionar o Ministério Público junto ao TCEMG. O espaço leva o nome do pai do Conselheiro Wanderley Ávila e está situado no terceiro andar do Edifício-Sede do Tribunal de Contas. O Conselheiro Wanderley Ávila, em nome da família, relembrou a memória de seu pai em um discurso emocionado: “Estamos honrosamente aqui prestando essa homenagem ao homem sério, simples e forte que foi meu pai”. Leia, na íntegra, o discurso do Conselheiro Wanderley Ávila.