Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Técnicos do Tribunal ministram palestras para agentes políticos em Lavras

29/03/2012

  Depois de Poços de Caldas, foi a vez de Lavras, na região Sul, receber a terceira edição do programa “O TCEMG e os Jurisdicionados”, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado por intermédio da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo. Criado em 2010 com o intuito de aproximar ainda mais o Tribunal dos agentes públicos, o programa chega ao terceiro ano com o tema “A responsabilidade fiscal da gestão pública em ano eleitoral”, que tem como principal objetivo orientar os jurisdicionados sobre as responsabilidades da gestão pública no último ano do mandato.

O encontro foi realizado no Centro Universitário de Lavras (Unilavras), ontem, 29, e hoje, 30 de março, e contou com a participação de representantes de prefeituras e câmaras municipais de diversas cidades da região. Por meio de palestras ministradas por técnicos do TCEMG, alguns pontos considerados principais da Lei de Responsabilidade Fiscal e da Lei Eleitoral foram abordados e esclarecidos. Para o Presidente do Tribunal, Conselheiro Antônio Carlos Andrada, que fez a abertura oficial do evento, os encontros possibilitam uma troca de experiência entre o TCEMG e os municípios. “O Tribunal de Contas traz ensinamentos, mas também aprende com este contato mais próximo com os seus jurisdicionados. Esta interação é de extrema importância para que o Tribunal exerça com mais eficiência o seu importante papel no processo democrático”, afirmou ele.

Antonio Carlos Andrada destacou ainda a importância da presença do TCEMG no interior do Estado. “O Tribunal de Contas está concentrado na capital e não tem representabilidade no interior e optamos por percorrer, com os encontros técnicos, todas as regiões do Estado, facilitando o acesso dos jurisdicionados a estes encontros”, disse o Presidente. Na mesma linha de raciocínio, o Diretor da Escola de Contas, Gustavo Nassif, também entende que é primordial a participação de servidores públicos nos encontros técnicos. “Os servidores são aqueles que estão a serviço da sociedade e espero que muitas dúvidas tenham sido esclarecidas no encontro, pois só podemos crescer e promover algo de produtivo se investirmos no conhecimento”, ressaltou ele.

Os encontros técnicos têm como finalidade contribuir para a efetividade da gestão de recursos públicos estaduais e municipais, através da capacitação dos agentes públicos. “Este é um momento importante, é uma oportunidade para que os servidores municipais aprendam cada vez mais, o que nos dá a certeza da continuidade dos serviços públicos independentemente de quem serão os próximos gestores executivos de nossas cidades”, enfatizou a Prefeita de Lavras, Jussara Menicucci. Além dela, participaram da cerimônia de abertura os prefeitos de Ingaí, Giuliano Ribeiro, e de Santo Antônio do Amparo, Evandro Paiva, além da Assessora Jurídica da Fundação Educacional de Lavras, Érika Ticle e do Major Paulo Marcos, da 6ª Cia. da Polícia Militar.

Temas

Os temas foram divididos em três painéis centrais. Na manhã do dia 29, os servidores do TCEMG Carlos Alberto Nunes Borges e Márcio Ferreira Kelles abordaram o tema “LRF e as suas interfaces com a Lei Eleitoral”. Enfatizando a importância das equipes de transição e a preocupação com os restos a pagar e as despesas com pessoal, os palestrantes deixaram claro para os presentes a necessidade de estarem atentos às exigências da LRF e da Lei Eleitoral, para que o fim do mandato seja conduzido de maneira legal, assegurando à sociedade a continuidade da prestação de serviços públicos sem prejuízos.

Ainda no dia 29, na parte da tarde, o painel apresentado foi “Parceiros institucionais, agentes políticos e Sicom", com palestras ministradas pelo analista da Assembleia Legislativa Guilherme Ribeiro, pelo assessor do TCEMG Marconi Braga e pela servidora do TCEMG Natália Ferreira. Encerrando os debates, no dia 30, foram discutidos os temas “Termo de Ajustamento de Gestão”, pela técnica do TCEMG Luciana Menicucci e “Licitações de obras públicas”, apresentado por Sandro Miguez de Souza, Washington Andries Filho e Paulo Henrique Figueiredo, todos do corpo técnico do Tribunal de Contas.

Os encontros técnicos continuam sendo realizados até junho. A próxima etapa acontece em Uberaba, no Triângulo, nos dias 12 e 13 de abril. A programação completa pode ser vista no hotsite do evento, através do endereço eletrônico www.tce.mg.gov.br/encontrotecnico2012. Pela internet, os interessados podem fazer suas inscrições para os próximos encontros. Outras cinco cidades ainda receberão o evento: Juiz de Fora, Montes Claros, Diamantina, Governador Valadares e Belo Horizonte.

Ouvidoria

A partir do encontro de Lavras, está sendo dedicado um espaço no evento para a divulgação do trabalho da Ouvidoria do TCEMG. A técnica Adelaide Maria Bittencourt Coelho fez a divulgação do setor junto aos participantes do encontro técnico, com distribuição de material gráfico e apresentação de suas atribuições. Um portal com todas as informações sobre a Ouvidoria está sendo desenvolvido e provavelmente em maio estará disponível para o acesso dos cidadãos, que poderão, por meio dele, fazer suas críticas, reclamações, sugestões e elogios.

Com o objetivo de ampliar as oportunidades de participação do cidadão na missão de controlar a Administração Pública e contribuir para o aprimoramento da prestação dos serviços do Tribunal de Contas, a Ouvidoria foi criada pela Resolução 05/2010 e implantada efetivamente em abril de 2011. O ouvidor é o Conselheiro Cláudio Terrão e a coordenadora da Secretaria da Ouvidoria é a servidora Carla Tângari. Os canais de acesso são o portal do TCEMG – www.tce.mg.gov.br, o e-mail ouvidoria@tce.mg.gov.br, os telefones (31) 3348-2454 , 3348-2400 (fax) e o atendimento pessoal, que pode ser feito na sede do Tribunal de Contas.