Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

Presidente entrega projeto de lei na Assembleia Legislativa

03/05/2012


O Presidente do Tribunal de Contas do Estado, Conselheiro Antônio Carlos Andrada, entregou, nesta quinta-feira, dia 03, ao presidente em exercício da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Deputado José Henrique, o projeto de lei que altera a nomenclatura dos auditores do TCEMG para conselheiros substitutos. A matéria, baseada no modelo já existente no Tribunal de Contas da União e em outras cortes de contas do País, foi apresentada durante reunião realizada no Salão Nobre do Legislativo mineiro, da qual participaram ainda o Ministro Substituto do TCU, Marcos Bemquerer e os auditores do TCEMG Hamilton Coelho e Gilberto Diniz, além de representantes do corpo técnico da Assembleia Legislativa.

De acordo com o projeto de lei, os três auditores do TCEMG serão denominados conselheiros substitutos e passarão a ter as mesmas garantias que os conselheiros titulares. “Os nossos auditores já têm as mesmas competências constitucionais que os conselheiros e os substituem em alguns casos, porém não têm as garantias previstas na Constituição. Portanto, inspirados no âmbito nacional, estamos buscando estas garantias, no intuito de modernizar e agilizar o funcionamento do Tribunal de Contas, dando aos auditores instrumentos que eles ainda não possuem”, afirmou o Presidente Antônio Carlos Andrada, lembrando que os auditores relatam processos, assim como os conselheiros.

O Ministro Substituto do TCU e Presidente da Associação Nacional dos Auditores dos Tribunais de Contas do País, Marcos Bemquerer, explicou que no TCU os auditores, denominados ministros substitutos, já possuem estas garantias há bastante tempo, o que permite ao Tribunal maior eficácia no cumprimento de suas atribuições. “Lá somos quatro ministros substitutos e nove ministros titulares e a distribuição de matérias entre todos agiliza a tramitação dos processos”, diz ele. “A sociedade cobra esta rapidez do Poder Público e vejo esta iniciativa como um avanço”, completa, destacando que alguns estados brasileiros já adotaram o modelo nacional.

O projeto de lei foi recebido pelo 1º Vice-Presidente da Assembleia Legislativa, Deputado José Henrique, que ocupa no momento a presidência em exercício. De acordo com ele, trata-se de uma matéria de grande relevância, que será analisada “com muita sabedoria pelos parlamentares, que buscarão os entendimentos para que ela seja aprovada, já que é legítima e constitucional”.

Conselho

Existe um esforço da Associação Nacional de Auditores dos Tribunais de Contas para a criação de um Conselho Nacional dos Tribunais de Contas. “Existem muitas diferenças entre os tribunais e temos o objetivo de promover algumas mudanças no sentido de unificá-los”, diz Marcos Bemquerer. Atualmente, existem 34 Tribunais de Contas no País.