Siga-nos nas redes sociais:

Acessibilidade

AUMENTAR CONTRASTE

DIMINUIR CONTRASTE

TCEMG debate Lei de Responsabilidade Fiscal no Norte do Estado

10/05/2012



As limitações que a Lei de Responsabilidade Fiscal impõem aos gestores públicos em último ano de mandato estão sendo tema de um amplo debate promovido pelo Tribunal de Contas do Estado em todas as regiões de Minas Gerais. Desde março, o TCEMG, por intermédio da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo, tem realizado encontros técnicos com servidores públicos e agentes políticos. Através de palestras, representantes do corpo técnico do Tribunal apresentam as principais imposições da LRF no último ano de mandato, que coincide com o período das eleições. Nesta semana, a discussão chegou ao Norte do Estado. Montes Claros sediou o encontro, na quinta, dia 10, e sexta, dia 11. Outras quatro cidades já receberam o evento – Poços de Caldas, Lavras, Uberaba e Juiz de Fora. Até junho, quando termina a edição deste ano, ainda serão sedes Diamantina, Governador Valadares e Belo Horizonte.

Para o Presidente do TCEMG, Conselheiro Antônio Carlos Andrada, que fez a abertura oficial do encontro técnico, o tema é de grande interesse para os gestores e  suas equipes de trabalho. “O Tribunal leva esse conhecimento aos interessados porque constatamos que é nesse último ano de mandato que acontecem boa parte das irregularidades, exatamente porque a LRF é mais restritiva neste período”, afirmou, lembrando que é um grande esforço do Tribunal levar o debate para o interior do Estado. “Estamos em Belo Horizonte e sabemos que nem todos os 853 municípios têm facilidade de acompanhar nossos eventos na capital. Sendo assim, achamos por bem realizar os encontros técnicos nas cidades do interior, desde que todas as regiões fossem contempladas”, disse ele.

Uma postura que tem sido elogiada em todas as etapas do encontro. “A presença do Tribunal de Contas aqui contribui muito para que ampliemos nosso conhecimento”, ressaltou o Prefeito de Patis e Presidente da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams), Valmir Morais. Já o Prefeito de Montes Claros, Luiz Tadeu Leite, enalteceu a importância do encontro técnico. “O Tribunal busca informar, ouvir, trazer conhecimento e se aprimorar também com a realização deste evento. Fiscalizar é a sua função constitucional”, destacou.

Participaram ainda da cerimônia de abertura os prefeitos de Capitão Enéas, Coração de Jesus, Curral de Dentro, Ibiracatu, Jaíba, Miravânia, Montalvânia e Montezuma, além do Presidente da Câmara Municipal de Montes Claros, Vereador Athos Mameluque; do Reitor da Unimontes, João dos Reis Canela; do Diretor da Escola de Contas, Gustavo Nassif, entre outras autoridades.

Palestras

Com o tema “A responsabilidade fiscal da Administração Pública em ano eleitoral”, o encontro técnico de 2012 é dividido em três grandes eixos: Licitações de obras públicas, Parceiros institucionais, agentes políticos e Sicom e LRF e a interface com a Lei Eleitoral. As palestras são ministradas por técnicos do TCEMG e por um representante da Assembleia Legislativa, instituição parceira do Tribunal na realização destes encontros. Em Montes Claros, os técnicos Milena Alves, Washington Andries Filho e Sandro Miguez dividiram o painel Licitações de obras públicas. O Procurador da ALMG, Bruno de Almeida Oliveira e os técnicos Marconi Braga e Natália Ferreira apresentaram o painel Parceiros institucionais, agentes políticos e Sicom. A Coordenadora da Escola de Contas, Marília Diniz, falou sobre o Termo de Ajustamento de Gestão – TAG. Já os técnicos Márcio Kelles e Carlos Alberto Nunes Borges apresentam, nesta sexta, o painel LRF e a Interface com a Lei Eleitoral. Completando o evento, a técnica Adelaide Bittencourt apresentará as principais atribuições e metas da Ouvidoria do TCEMG.